PESQUISA

Intenção de compras para o Dia das Crianças cresce 5,4% em Caxias do Sul

Pesquisa da CDL Caxias aponta que 57,1% dos entrevistados pretendem comprar em média, 2,5 presentes para a data. Dados mostram também o comportamento dos compradores, as preferências, os canais de pesquisa e os sentimentos que influenciam as compras

Os brinquedos seguem como os preferidos, com 55,3% das menções, seguidos por vestuário e calçados (30,7%) - Foto: Fabio Grison/CDL Caxias
Os brinquedos seguem como os preferidos, com 55,3% das menções, seguidos por vestuário e calçados (30,7%) - Foto: Fabio Grison/CDL Caxias

Caxias do Sul deve registrar aumento de 5,4% no volume de compras para o Dia das Crianças neste ano. De acordo com pesquisa realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, 57,1% dos entrevistados pretendem comprar presentes para a data, contra 34,6% que não comprarão e 8,3% que ainda têm dúvidas. O ticket médio estimado é de R$ 306,54, com crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior, e uma média de 2,5 presentes por consumidor.

Os brinquedos seguem como os preferidos, com 55,3% das menções, seguidos por vestuário e calçados (30,7%) e eletroeletrônicos/games (12,8%). Os presentes são, em sua maioria, para os filhos (49,6%), mas também há quem vá comprar para sobrinhos (17,5%), afilhados (14,0%), netos (12,6%), irmãos (3,7%) ou outros (2,6%).

Quando comparado ao ano anterior, 37,6% afirmam que vão gastar mais, 51,9% manterão o mesmo valor, e 10,5% pretendem gastar menos. Os motivos para gastar mais incluem comprar presente melhor (42,7%), produtos mais caros (35,1%), mais crianças para presentear (12,6%), mais quantidade de presentes (6,7%) e melhoria na renda (2,9%). Apesar de 67% das pessoas entrevistadas afirmarem que já sabem o que comprar, outros 33% não sabem, mostrando que há maior indecisão em comparação a anos anteriores.

Já entre os que vão gastar menos, os principais motivos são necessidade de cortar gastos (43,6%), produtos mais caros (30,8%), menos crianças para presentear (15,4%) e desemprego ou redução de renda (10,3%).

A escolha do mimo ainda divide opiniões e 50,9% disseram que compram o que a criança pede, enquanto 49,1% preferem escolher por conta própria. Quando perguntadas sobre o critério para a compra, 46% dos entrevistados priorizam o que a criança está precisando, 33,2% o que ela quer ganhar, 7,3% produtos com bom preço ou em promoção, 7,1% optam por surpresas e 6,2% buscam produtos educativos.

A pesquisa mostra também que os sentimentos influenciam significativamente as decisões de compra, sendo que 68,6% afirmam que o amor impacta muito na escolha dos presentes. Essa influência leva 50,6% a gastar mais, 34,6% a comemorar mais a data e 14,2% a preparar surpresas para as crianças.

Canais de pesquisa e preferências de compra

Na hora da compra, 81,6% dos consumidores fazem pesquisa de preços e produtos, principalmente direto nas lojas (31,7%), sites das lojas (26,2%), sites de busca (21,8%) e Instagram (11,4%).

A preferência por local de compra mostra força do comércio local com as lojas de rua no centro liderando com 42,3%, seguido pelos shopping centers locais 17,0%, e-commerce de outras cidades 15,9%, e-commerce local 12,1% e lojas de bairro 10,6%.

Entre os fatores que mais influenciam na escolha do local de compra estão o atendimento (20,3%), preço e condições de pagamento (19,1%), qualidade e diversidade de produtos (18,5%), facilidade no ambiente digital (15,5%), estacionamento, segurança e acesso (15,1%), clareza nos preços (6,4%), decoração (2,8%) e propaganda e divulgação (2,3%).

Mais da metade dos consumidores (54,7%) pretende fazer algo além de comprar presentes, como almoço especial em casa (44,1%), almoço em restaurante (27,5%), passeio ou nova experiência (20,6%), ir ao cinema (6,1%) e viagem (1,3%).

O PIX é o meio de pagamento preferido (38,6%), seguido por cartão de crédito (25,1%), dinheiro (18,7%) e cartão de débito (17,1%). Entre os que vão parcelar, a maioria fará em duas (33,7%) ou três parcelas (32,6%), enquanto 10% pretendem dividir em seis ou mais vezes.

Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul 

A pesquisa de Dia das Crianças 2025 da CDL Caxias foi realizada com 593 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 16 e 19 de setembro de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://bit.ly/PesquisaDiaCrianças2025 .