Com o aval e assinatura de Donald Trump, o governo norte-americano publicou nesta quarta-feira (30), uma Ordem Executiva sob o título de “Enfrentando as Ameaças aos Estados Unidos pelo Governo do Brasil”. No documento, que traz acusações contra o governo brasileiro, Trump também faz referências às eleições de 2026 e ainda ameaça novas retaliações sob a justificativa de defesa dos interesses estadunidenses.
O presidente dos Estados Unidos ainda apresenta uma lista de 694 produtos que não devem ter elevação no valor da tarifa de importação de 50% aos EUA.
Entre as exceções estão produtos como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes. Também ficaram de fora do tarifaço produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos e fertilizantes.
No entanto, café, frutas e carnes não estão entre as exceções aplicadas pelos Estados Unidos, e serão taxados em 50%.
A lista completa com os produtos que não serão taxados está no Anexo I da Ordem Executiva assinada pelo presidente Trump, publicada no site da Casa Branca, que pode ser conferida na íntegra aqui .
As taxas entram em vigor no dia 6 de agosto.