O governo dos Estados Unidos confirmou neste domingo (27) que manterá a data de 1º de agosto para a entrada em vigor de novas tarifas comerciais sobre países que ainda não firmaram acordos com Washington. A informação foi confirmada pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick, em entrevista à Fox News.
“Não haverá prorrogação nem mais períodos de carência. Em 1º de agosto as tarifas serão fixadas. Entrarão em vigor. As alfândegas começarão a arrecadar o dinheiro”, declarou Lutnick.
Apesar da implementação das tarifas, o secretário afirmou que o presidente Donald Trump seguirá aberto a negociações com países que buscam firmar acordos bilaterais. Um dos focos atuais é a União Europeia, com quem Trump mantém tratativas neste domingo, na Escócia.
“Esperam chegar a um acordo, e isso depende do presidente Trump, que lidera esta mesa de negociações. Nós preparamos a mesa”, disse Lutnick.
Acordos Comerciais e Impacto das Tarifas
Até o momento, cinco países fecharam acordos comerciais com os Estados Unidos: Grã-Bretanha, Vietnã, Indonésia, Filipinas e Japão. Esses acordos preveem tarifas superiores aos 10% atualmente aplicados desde abril à maioria dos países, mas ainda abaixo das taxas previstas para nações que não avançarem em negociações com Washington.
As medidas integram a política comercial do governo norte-americano, que busca revisar práticas consideradas desfavoráveis aos interesses dos EUA.
Fonte: Carta Capital