CONVENÇÃO

Entidades de Caxias do Sul não chegam a consenso sobre reajuste salarial dos comerciários

Rodada de negociação entre Sindilojas e Sindicomerciários foi realizada na quarta (23), mas terminou sem acordo entre as partes

Foto: Sindilojas Caxias / Reprodução
Foto: Sindilojas Caxias / Reprodução

Uma rodada de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026 entre o Sindilojas Caxias e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários) foi realizada na quarta-feira (23), na sede do Sindilojas Caxias, mas terminou sem acordo entre as partes.

Os comerciários apresentaram a proposta de reajuste de 7% em todas as faixas salariais, enquanto o Sindilojas Caxias sugeriu 5,18%, percentual, correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período. Durante a reunião, também foram abordadas algumas cláusulas da CCT, mas o foco principal das negociações neste momento é exclusivamente o reajuste salarial, já que a convenção atual segue válida até 30 de junho de 2026.

Próximos Passos na Negociação da CCT

Ainda assim, representantes de ambas as entidades reforçaram a disposição para avançar nas tratativas.

“Nosso objetivo é garantir que as conquistas que já obtivemos sejam preservadas e que possamos avançar em novos acordos que também preservem a saúde financeira das empresas e, ao mesmo tempo, beneficie a todos”, reforça Rossano Boff, presidente do Sindilojas Caxias. 

No lançamento da campanha salarial, Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários Caxias, afirmou que o reajuste pedido pela categoria é baseado, também, no crescimento do setor no Rio Grande do Sul. No estado, as vendas tiveram impulso de 8,4%, quase o dobro da média brasileira (4,7%). Ele também mencionou o contexto econômico nacional favorável, com o Brasil registrando um PIB de 3,5% e a menor taxa de desemprego da história, de 6,6%. Esse cenário, embora positivo, trouxe à tona outro problema: a elevada rotatividade no setor. Em 2024, a taxa de rotatividade dos trabalhadores no comércio gaúcho foi de 58,9%, e as empresas enfrentam dificuldades para preencher as vagas abertas.

O Sindicomerciários Caxias representa cerca de 25 mil trabalhadores em Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua, e negocia dez Convenções Coletivas de Trabalho para diferentes segmentos do comércio, incluindo mercados, farmácias, atacados, siderúrgicas e concessionárias. Uma nova rodada de negociações será agendada nos próximos dias.