Uma vitória. É assim que o presidente do Sindilojas de Bento Gonçalves, Daniel Amadio, analisa a volta do comércio na cidade, mesmo que ainda com restrições, em meio ao período de pandemia:
“Trabalhamos muito desde o início do processo da pandemia, que resultou no isolamento e fechamento de uma série de estabelecimentos, o fechamento total do comércio fez com que muitos empresários não conseguissem arcar com os seus custos fixos. O fechamento até o dia 30 que havia sido anunciado pelo Governador foi um balde de água fria, seria insustentável, mas em conjunto com o poder público e demais entidades, conseguimos reverter a situação”, afirma.
Em meio a um período de anúncios de desempregos, quedas de faturamento e até fechamentos de negócios, por outro lado, Daniel Amadio vê um ponto positivo a se ressaltar: a capacidade de improviso que muitos estabelecimentos demonstraram para se manterem ativos nesta fase de recessão das atividades:
Estratégias de tele-marketing, ampliação dos canais de venda via e-commerce, capacidade de gestão de patrimônio e negociações com fornecedores e proprietários de imóveis, de forma a reduzir os custos fixos do negócio e poder também seguir gerando alguma receita.
Essas foram as alternativas encontradas por muitos empresários em meio á crise, que segundo Daniel Amadio, são motivos a se comemorar devido a capacidade de reinvenção destes estabelecimentos:
“Várias lojas conseguiram se manter por meio do telemarketing e take way, com negociações de fornecedores e negociando aluguéis do espaço, conseguiram reduzir os seus custos fixos, por um lato temos que comemorar a capacidade reinvenção que muitos estabelecimentos mostraram durante este período”, relatou.
A internet que segundo ele deve ser ainda mais aliada dos empresários, devido a mudança de comportamento do consumidor em meio ao período de quarentena, que passou a utilizar mais a internet e ainda deve demorar para retomar os padrões de consumo:
“Este período afetou as empresas, mas também os clientes e dentro do período de retomada, serão sanadas primeiro as necessidades mais básicas para só depois o consumidor voltar a exercer um maior poder de compra, então é muito importante para os empresários do setor manterem estratégias de venda pela internet de forma a amenizarem o impacto. Por que normalizar mesmo é questão de bastante tempo”, projeta.