A delegação do governo do Rio Grande do Sul encerrou a missão ao Japão, nesta quinta-feira (21). Durante quatro dias, as autoridades coordenadas pelo governador Eduardo Leite, cumpriram a primeira fase da missão à Ásia, que ainda inclui uma agenda na China.
A passagem da comitiva pelo Japão foi marcada por encontros com grandes empresas, como Toyota e Mitsubishi Heavy Industries. Além disso, visitas a centros de excelência em gestão de desastres e inovação, como o Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel e o Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres Naturais (Nied).
“O Japão nos mostrou como a combinação de tecnologia, planejamento estratégico e compromisso com a sustentabilidade pode fazer a diferença. Encerramos com a certeza de que estamos no caminho certo, pois trabalhamos nessa direção, seja com o Plano Rio Grande e as nossas ações para qualificar a resiliência climática, seja pelas perspectivas que temos com a cadeia do hidrogênio verde”, avalia Eduardo Leite.
Além das reuniões técnicas, a comitiva também firmou protocolo de intenções com a Shizen Energy para a realização de estudos sobre a viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho. O encontro com a Toyota reforçou o interesse da montadora em expandir sua atuação no Estado, especialmente com projetos de veículos movidos a hidrogênio verde.
Com o encerramento da etapa japonesa, a comitiva segue para Shenzhen, na China, onde iniciará a segunda parte da missão. A agenda inclui encontros com gigantes globais, como Huawei e BYD, além da participação na China International Supply Chain Expo (Cisce), em Pequim.