
A economia de Caxias do Sul ganhou cerca de mil novos CNPJs em 2025 através da Sala do Empreendedor. O espaço, vinculado à Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou mais de oito mil atendimentos ao longo do ano. A atração e retenção de empresas também foi impulsionada pela criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Plano de Investimentos da cidade.
A Sala do Empreendedor ainda garantiu o selo Prata de qualidade em atendimento, após consultoria para certificação estadual e nacional. Outra ação importante foi a reativação da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas, que lançou o Projeto Êxito Empreendedor.
No apoio direto aos negócios, foi realizada a 15ª Semana Municipal do Empreendedorismo, com 21 ações, 32 apoiadores e mais de 1050 participantes. Apenas até novembro, o programa CredCaxias também efetivou R$ 5,48 milhões em financiamentos.
Mesmo com cenário econômico desafiador, com Selic alta e inadimplência, o programa de crédito se manteve ativo. Desde sua criação, o CredCaxias já beneficiou 978 empreendedores, com um montante acumulado de R$ 28,7 milhões em empréstimos concedidos.
Para o secretário-adjunto da Pasta, Silvio Tieppo, o desenvolvimento sustentável passa pela qualificação em gestão e pelo acesso a crédito adequado. Ele destaca que muitos empreendedores não têm tempo ou condições de buscar capacitação sozinhos.