BALANÇO

Balanço aponta estabilidade nas vendas de Dia dos Namorados em Caxias do Sul

Amostragem da CDL Caxias identificou alta de 1,9% e ticket médio de R$ 285. Empresários apontaram o mau tempo e a contenção de gastos como fatores que limitaram maior movimento nos estabelecimentos. Comercializações no digital representaram 10,3%

A ambientação das lojas e a diversidade de produtos foram consideradas decisivas para atrair clientes, aponta amostragem da CDL Caxias. Foto: Fábio Grison/Divulgação.
A ambientação das lojas e a diversidade de produtos foram consideradas decisivas para atrair clientes, aponta amostragem da CDL Caxias. Foto: Fábio Grison/Divulgação.

As vendas de Dia dos Namorados apresentaram desempenho estável no comércio de Caxias do Sul, conforme amostragem realizada pela CDL Caxias. O crescimento tímido de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado resultou em um ticket médio de R$ 285,68. O resultado foi atribuído, principalmente, à combinação entre o mau tempo e a contenção de gastos por parte dos consumidores.

Entre os lojistas entrevistados, 41,9% avaliaram que o desempenho foi igual ao de 2024, enquanto 32,3% consideraram o resultado pior e 25,8% julgaram melhor. A redução do poder aquisitivo da população foi apontado como o principal fator para resultados estáveis ou abaixo do esperado. A inflação e o clima também podem foram considerados impactantes.

Quem obteve alta nas vendas, no entanto, atribuíram à maior divulgação nas redes sociais, à variedade de produtos e o clima frio como influenciadores positivos. O comportamento de compra manteve a característica da decisão de última hora, com 42,9% dos consumidores adquirindo na véspera ou na data, e 35,7% na semana anterior.

Canais Digitais e Produtos Mais Vendidos

As vendas por canais digitais representaram, em média, 10,3% do total. Os meios mais utilizados para aquisição foram o WhatsApp (41,5%), Instagram (12,1%), site próprio (9,8%) e Facebook (4,9%). Apenas 12,8% dos lojistas não realizaram ações de divulgação.

Entre os produtos mais vendidos estão cestas, chocolates e tábuas de frios, perfumes, hidratantes e cosméticos, vestuário de inverno, como casacos, malhas e roupões, acessórios, como relógios, prata e semijoias, calçados variados, chinelos de pano e flores, em buquês, arranjos e vasos.

Experiência do Cliente e Formas de Pagamento

A experiência do cliente também vem sendo cada vez mais considerada pelos lojistas como aspecto que influencia nas vendas. Cerca de 82,1% dos entrevistados para a pesquisa investiu em decoração temática para a data neste intuito.

Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito liderou as escolhas (36,4%), seguido por Pix (27,2%) e dinheiro (20,5%).