O Legislativo de Farroupilha aprovou o Requerimento 046/25 do vereador Cilonei Monteiro (MDB), o qual convida representantes da Corsan/Aegea para que compareçam na Câmara e esclareçam alguns valores recentes das tarifas e a substituição dos hidrômetros. O parlamentar afirmou que a demanda surgiu, principalmente, dos moradores do bairro Cinquentenário.
O vereador disse que em muitos casos, o valor de aumento foi percebido após a troca do relógio de medição. Diante disso, ele pede respostas.
“Fui procurado por muitos moradores do bairro Cinquentenário e da cidade de Farroupilha, preocupados com os aumentos absurdos nas contas de água. Em dezenas destes casos, após a troca dos hidrômetros, houve um reajuste superior a 40%, e em alguns casos específicos, a conta subiu mais de 1000%”, afirmou Monteiro.
Além da fatura chegar com um preço muito acima do habitual, ao tentar resolver a situação, o morador recebe uma justificativa de vazamento, e que um valor será cobrado para que então, uma equipe verifique o que está ocorrendo.
“O que temos ouvido, é que ao procurar a Corsan, o contribuinte recebe uma justificativa de possível vazamento, e ainda a informação de que seria cobrada uma taxa para a equipe verificar o problema. Isso é inaceitável, já que não se trata de um caso isolado. Estou orientando a população a abrir um protocolo na Corsan, solicitando uma vistoria técnica, sem cobrança, e em seguida registrar uma reclamação no Procon do município. Caso seja comprovada as cobranças indevidas, que o ressarcimento ao contribuinte seja feito o mais rápido possível”, cobrou o parlamentar.
Ainda não há uma data prevista para que o encontro no Legislativo ocorra. A assessoria da Câmara de Vereadores confirmou que o requerimento pede pela presença do gerente da Corsan, Elton Luiz Ernzen.
Resposta da Corsan
A reportagem do Portal Leouve buscou a assessoria da Corsan/Aegea, para que uma posição fosse encontrada diante do relato do vereador, inclusive foram enviadas duas contas como exemplos do aumento expressivo nas faturas. Uma nota foi repassada pela assessoria.
A Corsan esclarece que, nas faturas enviadas pela reportagem, um caso apresentou erro de leitura já corrigido pelo setor comercial. No outro, foi identificada a substituição do hidrômetro em 7 de julho de 2025. No momento da retirada, a leitura era de 838 m³, sendo que a última leitura do medidor antigo, em 26 de junho, havia sido de 821 m³ – consumo residual de 17 m³. Na leitura da fatura de julho, em 29 de julho, o novo medidor registrava 23 m³, totalizando 40 m³ no período, consumo efetivamente registrado.
A substituição de hidrômetros é procedimento técnico de rotina, sem custo ao cliente, recomendado pelo Inmetro e pela Agergs, para assegurar medições precisas e cobrança justa. Com o tempo e o uso, peças mecânicas do equipamento sofrem desgaste e podem perder eficiência, tornando necessária sua renovação. Todas as trocas são realizadas por equipes identificadas e uniformizadas.
A Corsan orienta os clientes que tenham dúvidas sobre valores das faturas de água a procurarem os canais de atendimento da Corsan: app Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp (51) 9 9704-6644 e ligação gratuita pelo 0800.646.6444, ou a loja da Companhia em sua cidade, para que seja verificada cada situação e o usuário seja orientado da melhor forma.