QUEDAS DE ENERGIA

RGE esclarece fatores causadores de instabilidade na rede em bairros de Farroupilha

O diretor regional da empresa esclareceu que avaliações foram feitas e correções realizadas a fim de evitar novas quedas de energia

FARROUPILHA
Foto: Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores

No último mês, pontos centrais de Farroupilha sofreram com episódios de quedas de energia e instabilidade na rede. Por essa razão a Câmara de Vereadores convidou o diretor regional da Rio Grande Energia (RGE), Rafael Dalla Brida, para esclarecer a motivação dos casos. Ele esteve presente no Legislativo na noite desta segunda-feira (25).

Segundo ele, quatro fatores foram destacados como principais causadores da instabilidade: o uso excessivo de energia associado a não comunicação de novos equipamentos, como ares condicionados, e ligações clandestinas – ambas causando uma sobrecarga; fortes ventos e a alta vegetação junto a rede também foram mencionados como impedidores da distribuição da energia.

Dalla Brida esclareceu que as avaliações e correções foram realizadas a fim de evitar novas quedas de energia, principalmente em dias de frio rigoroso quando o consumo de energia aumenta.

Rafael Dalla Brida, durante sessão no Legislativo de Farroupilha (Foto: Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores)

No início de julho, um ‘apagão’ foi registrado no município. Na ocasião, bairros como América, Bela Vista, Monte Pasqual, Monte Verde, Nova Vicenza, Primeiro de Maio, São Luiz, Volta Grande, entre outros, foram afetados com a falta de energia.

Questionado pelos parlamentares a respeito de prejuízos que cidadãos tiveram com danos elétricos em seus equipamentos por conta da instabilidade da rede, ele informou que os mesmos podem entrar em contato com a RGE, pois a Resolução 1000.2021 da ANEEL norteia a avaliação desses casos.

Temas como o aumento da tarifa de energia bem como a facilidade de ligação clandestina de energia foi pautada pelos vereadores durante a presença do diretor no Legislativo farroupilhense.