Publicitário Washington Olivetto morre aos 73 anos no Rio de Janeiro

Um dos profissionais da área mais consagrados do país, Olivetto foi criador de personagens como o 'Garoto Bombril', o 'Casal Unibanco' e o 'Cachorrinho da Cofap', além de campanhas como 'o primeiro sutiã a gente nunca esquece' e do conceito da 'Democracia Corinthiana'

Publicitário Washington Olivetto morre aos 73 anos no Rio de Janeiro
Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

Um dos publicitários mais consagrados do país, Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele é o criador de personagens como o ‘Garoto Bombril’, o ‘Casal Unibanco’ e o ‘Cachorrinho da Cofap’, além de campanhas como ‘o primeiro sutiã a gente nunca esquece’ e do conceito da ‘Democracia Corinthiana’, nomeando o movimento de atletas no popular clube de futebol paulistano no início dos anos 1980.

A morte de Olivetto foi confirmada pelo Hospital Copa Star, onde ele estava internado, que não divulgou a causa. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a unidade em nota.

O publicitário estava internado no hospital para tratar problemas pulmonares havia meses. Ele morreu por volta das 17h15 deste domingo e deixa a esposa e três filhos — Homero, Antônia e Theo.

Biografia

Descendente de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951, na capital paulista. Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional como redator de uma agência publicitária.
Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes.

No final da década de 1970, já experiente no ramo da publicidade, criou o ‘Garoto Bombril’, que se tornaria um personagem clássico da propaganda brasileira. Em 1987 lançou outra campanha premiada, que tinha como mote ‘O primeiro sutiã a gente não esquece’, que mais tarde viria a classificar como “emblemática”.

Reconhecimento mundial

Durante a carreira, conquistou diversas premiações e recebeu inúmeras homenagens. Escreveu oito obras sobre a própria carreira e peças publicitárias que havia criado.

Em 2017, se mudou para Londres, no Reino Unido, e retornava ao Brasil com frequência desde então, para participar de palestras.

Em sua página oficial e redes na internet, Olivetto é descrito como “um ícone da publicidade em todos o mundo” e “um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”, por ter conquistado mais de 50 leões no Festival de Publicidade de Cannes, França, o mais importante do mundo da área.

* Com informações de UOL