
Longas filas se formaram durante esta quarta-feira (7) em frente à agência da RGE, na rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Farroupilha. Diversos consumidores relataram falhas no recebimento de suas contas de energia.
Devido ao problema, muitos foram até a unidade presencialmente em busca de atendimento, enfrentando sol forte e longas esperas. A maioria alega que não consegue emitir a conta pela internet, pois muitos não sabem como fazer, o que muitas vezes impede o pagamento em dia, gerando preocupação com possíveis atrasos.
O problema tem afetado especialmente idosos e pessoas que não possuem familiaridade com meios digitais. Uma das pessoas que estava na fila nesta tarde era Alduíno de Souza Nunes, 55 anos.
“A minha conta está em atraso, então vim buscar. Já aconteceu outras vezes, ela vem mais ou menos regular, mas esse mês deu problema. Nunca tentei tirar a conta pelo aplicativo pois não tenho acesso”, afirmou.
A fatura de Domênica, 72, vence nesta quinta (8), por conta disso ela se obrigou a vir pessoalmente buscar a tarifa.
“É a primeira vez que aconteceu. Ontem de tarde eu vim, era 15h45 e não consegui pegar, estava muito cheio e como eu tinha outro compromisso, não consegui pegar. Hoje cheguei mais cedo, mas mesmo assim a fila é longa”, lamentou ela.

Um caso curioso foi exposto por Maria Helena, 46. Ela, que reside no bairro Primeiro de Maio, não recebeu a fatura, mas sua mãe, que mora no mesmo terreno, teve a conta entregue.
“Faz mais de seis meses que estou com essa dificuldade com a conta de luz. Minha mãe tem conta no mesmo terreno e a dela vem e a minha não. Todos os meses eu venho aqui. Ai você entra no site e ele demora um ano para responder e não entra. Já o aplicativo está sempre travado”, afirmou a moradora.
Adelaide Schweig da Costa, de 65 anos, acredita que a falha na entrega das tarifas se deve a um problema nos Correios.
“Moro no Monte Pasqual e já aconteceu ano passado, mas foi rápido. Agora acredito que seja por conta dos Correios, que está em greve, mas se não sempre entregavam certinho pra nós”, concluiu.
Por volta das 15h, sob uma temperatura de 30º C, a fila seguia grande em frente à agência.
O presidente do Sindicato dos Correios da Serra Gaúcha, Ricardo Paim, garantiu que a crise vivida pela empresa tem reflexo na demora das entregas.
“Acredito que o impacto se deu por conta da greve que os trabalhadores fizeram e também com o fechamento do Centro de Distribuição, isso vai alterar a rotina dos carteiros por alguns dias. Com certeza teve sim este impacto na demora da entrega das contas da luz”, disse ao Portal Leouve.
Por conta da falta de pagamento dos aluguéis, o Centro de Distribuição em Farroupilha deve ser devolvido ao proprietário até o dia 12 de janeiro. Os Correios já iniciaram a mudança para a agência localizada na rua Coronel Pena de Moraes, no Centro. O trabalho deve ser concluído até a sexta-feira (9).