LONGEVIDADE

Brasileiro de 112 anos é confirmado como o homem mais velho do mundo

Segundo o LongeviQuest, usado pelo Guinness, o brasileiro completou 112 anos e 52 dias na cidade de Apuiarés (CE) na última terça-feira (26)

João nasceu no dia 5 de outubro de 1912 em Maranguape, no Ceará.
João nasceu no dia 5 de outubro de 1912 em Maranguape, no Ceará. | Foto: Reprodução/CNN

O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records, nesta quinta-feira (28). O marco ocorre após a morte do britânico John Tinniswood, também aos 112 anos, na última segunda-feira (25).

Segundo o LongeviQuest, usado pelo Guinness, o brasileiro completou 112 anos e 52 dias na cidade de Apuiarés (CE) nesta terça-feira (26). Anteriormente, ele era reconhecido como o homem vivo mais velho do Brasil e da América Latina.

João nasceu no dia 5 de outubro de 1912 em Maranguape, também no Ceará. Ele é de uma família de agricultores e mudou-se com os pais para uma área rural de Apuiarés. Começou a trabalhar como agricultor quanto tinha apenas 4 anos e, na fase adulta, seguiu no cultivo plantando milho e feijão em uma fazenda herdada pela mulher, Josefa Albano dos Santos, já falecida. Ele chegou a enfrentar secas severas na região do Ceará.

Ao todo, João se casou duas vezes. Com Josefa, teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda. Com Antonia Rodrigues Moura, teve mais três: Vinícius, Jarbas e Conceição. Seis dos sete filhos de João estão vivos. Ele também tem 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos. Além disso, João é o último homem sobrevivente que nasceu no ano de 1912.

Ao Guinness, João disse que o segredo para sua longevidade é estar cercado de boas pessoas e manter seus entes queridos por perto. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é uma mulher: a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos.