Diretor busca parcerias em Bento Gonçalves para filme "Vinho Jovem"

Filme de comédia romântica inspirada em Romeu e Julieta promete unir cinema, turismo e cultura na Serra Gaúcha

Foto: Divulgação / MAAT
Foto: Divulgação / MAAT

Bento Gonçalves está recebendo o diretor Everton Matte, da MAAT Filmes, para a seleção de locações, parcerias e elenco no projeto do filme “Vinho Jovem. A comédia romântica mistura tradição, rivalidade e amor em meio às paisagens de tirar o fôlego da Serra Gaúcha.

Inspirada na clássica história de Romeu e Julieta, a trama apresenta uma versão contemporânea e brasileira desse romance, tendo como pano de fundo o universo da produção de vinhos.

Everton Matte destaca o potencial do projeto de impulsionar o turismo e a economia da região, após desafios enfrentados pelas enchentes.

“A ideia nasceu na enchente, eu como gaúcho de longe, sou de Santa Maria e moro no Rio de Janeiro, fiquei com aquela dor profunda de ver o meu estado sendo destruído como foi. Eu tive a intuição de fazer o que o prefeito de vocês falou, quer ajudar o RS, vai no mercado e compra um produto gaúcho. A melhor solução é tentar fazer alguma coisa que eu ajude uma área do Rio Grande e tive a ideia de fazer em cima do elemento vinho” conta o diretor.

Além disso, o filme será produzido exclusivamente com atores da região, valorizando o talento local. O papel de Julieta ainda está aberto para seleção.

“Só podem ser atores da região. Eu sou produtor do Rio, o que tenho recebido de ator global dizendo ‘eu quero participar’. Mas é só pessoal do Rio Grande do Sul, preferência da Serra. Eu devo trazer uma equipe mínima do Rio. Porque a gente trabalha com câmeras 8k e drones de alta qualidade. Então só é esse pessoal que deve vir”, conta.

Parcerias para o filme

Durante sua passagem por Bento Gonçalves, Matte busca vinícolas, restaurantes e outros espaços para integrar o filme. Ele promete uma produção de alto nível com tecnologia 8K. Vinícolas participantes poderão ter visibilidade não apenas no longa-metragem, mas também em um documentário paralelo sobre a produção de vinhos, que contará com entrevistas, imagens aéreas e legendas em espanhol, inglês, mandarim e italiano.

Além disso, um livro interativo será criado em conjunto com o filme, no qual produtos que aparecem nas cenas estarão descritos nas páginas, juntamente com a história da comédia romântica.

Os patrocinadores também terão espaço em um catálogo de vendas, permitindo que os produtos sejam adquiridos com apoio de renúncia fiscal, aumentando o alcance e a publicidade das marcas.

Um novo olhar sobre o vinho

Com o “Vinho Jovem”, que terá 90 minutos e classificação indicativa de 12 anos, o enredo promete agradar diferentes públicos com sua abordagem romântica e despretensiosa. Além disso, Matte busca conquistar também o público jovem e moderno, conectando-o ao universo dos vinhos de forma leve e divertida.

O enredo do filme

O enredo segue Romeu, jovem de Bento Gonçalves noivo de Giulia, em uma tentativa de unir as famílias produtoras de vinho por meio do casamento. Porém, tudo muda quando Romeu conhece Julieta, pertencente a uma família rival no setor vinícola. O romance surge durante um concurso de vinhos e enfrenta desafios que vão desde a rivalidade entre as famílias até a presença da ex-noiva de Romeu, um elemento que promete intensificar a trama.

O filme culmina em uma união surpreendente: a celebração do casamento entre Romeu e Julieta, que marca a paz entre as famílias e dá origem ao “Vinho 200 Anos”, um vinho produzido em homenagem ao neto do casal, simbolizando o legado e a tradição.