VULNERABILIDADE

Brigas, assistência e vulnerabilidade: homicídio em praça de Farroupilha acende alerta

Crime na Praça da Matriz expôs a preocupação com pessoas em situação de rua no município

FARROUPILHA
Foto: Daniela Pozza/Grupo RSCOM

A morte a facadas de Nélio Mota Silveira, de 31 anos, acende um alerta para a situação de pessoas em vulnerabilidade social e que vivem em locais públicos de Farroupilha. Brigas em plena luz do dia e a não permanência em programas assistenciais, indicam que a causa pode impactar no dia a dia dos moradores.

Vídeos divulgados frequentemente em redes sociais, mostram as confusões diárias em pontos como a Praça da Matriz, por exemplo, palco do terceiro homicídio do ano em Farroupilha.

A Secretária Municipal de Habitação e Assistência Social, Anita Maioli Pasqual, reforça que muitas das pessoas sabem dos serviços, mas optam por não permanecer nos albergues. Ela citou as oportunidades disponibilizadas.

“No albergue tem regras, e nem todos aderem a isso. O albergue é ofertado a todos que o procuram. Além do albergue, é ofertado o nosso SINE onde eles podem conseguir um emprego. Oportunidade nós temos, vagas de emprego temos muitas também”, frisou Pasqual.

No caso de Silveira, a reportagem de Leouve apurou que ele acessava os serviços da secretaria quando necessitava. Em alguns momentos chegou a aceitar ajuda do albergue, porém não permanecia. A última vez que ele esteve na casa de acolhimento foi em julho deste ano. Com relação ao comportamento com os profissionais do espaço, foi repassado que ele adotava uma atitude muito tranquila.

A secretária ainda expressou a preocupação do município quanto as pessoas que estão atualmente em situação de rua em Farroupilha.

“Esse assunto sempre nos deixa muito preocupados. Mas a grande maioria de moradores de rua que temos na nossa cidade estão aqui de passagem. Por isso que sempre é feito atendimento na nossa unidade do CREAS, aonde é feito o atendimento e os encaminhamentos necessários dependendo das suas necessidades”, finalizou.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Farroupilha oferece atendimento e serviços especializados para famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, como violência, abuso e outras ameaças. O CREAS está localizado no bairro São Luiz, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Já o Albergue Municipal é um espaço de acolhida e permanência breve, de até três noites, com funcionamento apenas noturno, destinado a pessoas adultas e/ou famílias em situação de risco e/ou exclusão social. O mesmo está localizado no bairro Planalto.