Comportamento

Vereadores solicitam abertura parcial de restaurantes e lanchonetes em Farroupilha

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar do último decreto estadual, anunciado pelo governador Eduardo Leite, liberar o funcionamento de bares, lancherias e restaurantes, desde que atendidas as exigências como lotação, distanciamento das mesas e lotação máxima, em Farroupilha o decreto que foi baixado na última quarta-feira (08) e teve ajustes na quinta-feira (09), não se aplica a este tipo de estabelecimento.

Com isso, os vereadores Rudmar da Silva e Fabiano Piccoli, ambos do PSB, encaminharam para a prefeitura um oficio solicitando a liberação. O documento considera a necessidade de oferta dos estabelecimentos gastronômicos para a população que está trabalhando normalmente ou parcialmente.

Conforme Fabiano Piccoli, donos de estabelecimentos entraram em contato solicitando a ajuda.

“Fomos procurados sim. Temos uma relação de longa data. Considero um absurdo eles não poderem trabalhar sendo que o comércio está voltando a abrir. As industrias também estão voltando, precisamos que a cadeia toda funcione. Não adianta o comércio abrir se o funcionário não tiver onde almoçar”, disse.

O documento ainda da diretrizes, baseado no decreto estadual, de recomendações para a abertura dos estabelecimentos como diminuir o número de mesas ocupadas no estabelecimento, de forma a aumentar a separação entre elas, manter louças e talheres higienizados e devidamente individualizados de forma a evitar a contaminação cruzada e ainda a obrigatoriedade de manter pelo menos uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura, contribuindo para a renovação de ar.