Comportamento

Vereadores de Bento Gonçalves questionam mudanças de zoneamento no Plano Diretor

Diretora do Ipurb explicou que as alterações propostas são sugestões do Complan

Vereadores de Bento Gonçalves questionam mudanças de zoneamento no Plano Diretor

Na reunião da Comissão técnica de Infraestrutura realizada na tarde desta terça-feira na Câmara de Vereadores a diretora do Ipurb apresentou as mudanças que estão sendo propostas a partir de ata do Complan. Em especial a alteração de dois zoneamentos foram alvo de dúvidas.

Inicialmente coube à Melissa Bertoletti esclarecer que as 09 propostas apresentadas vieram do Complan e se reportam a uma ata de 2019. Algumas delas são apenas para corrigir erros na redação anterior. Já as alterações 02 e 06, se referem a mudança de zoneamento A primeira prevê que uma área localizada nos fundos do cemitério Santo Antão – entre as ruas Humberto Giacomelli e Alexandre Castelli – que passaria de zona residencial a Zona de Ocupação Intensiva 1, portanto com possibilidade de prédios com até 16 andares. Os vereadores Idasir dos Santos e Rafael Pasqualotto quiseram saber de quem pariu a proposição e quais seriam as motivações. O próprio Pasqualotto elucidou que a proposta era do representante do Crea no Complan, Jaime DallaAgnese.

A outra área que suscitou questionamentos é a transformação da Olinto de Freitas (rua ao lado do CTG Laço Velho em Zona Institucional. O que permitirá a elevação de prédio em até três andares. Melissa ainda ratificou posição defendida pelo vereador Zanella, de que a alteração 06 que fala do Modelo Espacial Básico e prevê que aos conselhos distritais caberá emitir pareceres e não laudos, não implica na mudança do caráter deliberativo dos mesmos. “Até o momento nenhum Conselho emitiu qualquer laudo, que implica em ART, portanto esta mudança não altera o caráter deliberativo dos Conselhos”, garantiu.

Ao final da reunião o presidente da Comissão Técnica, Anderson Zanella ratificou o convite para que o presidente da União das Associações de Moradores, Pedro Vitor Rizzo e demais presidentes de associações compareçam.