Comportamento

Venda de passagens para o Aeroporto Salgado Filho será retomada nesta sexta-feira (09)

Reservas estavam suspensas desde maio devido à inundação; primeiros voos comerciais estão previstos para outubro com retorno gradual das operações

Aeroporto Salgado Filho
Foto: Divulgação / Aeroporto Salgado Filho

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a retomada das vendas de passagens aéreas para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As reservas, que estavam suspensas desde maio devido à inundação que afetou o aeroporto, poderão ser feitas a partir desta sexta-feira, 9 de agosto. No entanto, o primeiro voo comercial está previsto para ocorrer somente no dia 21 de outubro, após a conclusão de manutenções em curso.

Durante coletiva realizada no Palácio do Planalto, Costa Filho destacou que a decisão de retomar as vendas foi fruto de um extenso diálogo entre o governo e a Fraport, concessionária do aeroporto. “Isso irá acelerar a retomada da economia do Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro. A liberação das vendas de passagens foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que ainda precisa definir publicamente a divisão dos 25 slots do aeroporto, essenciais para a programação de horários dos voos.

Desde junho, a Fraport está realizando uma série de obras de recuperação estrutural no aeroporto, que incluem a reforma completa da pista. O cronograma das obras deve se estender até abril de 2025, mas a expectativa é de que as operações de aeronaves sejam totalmente restabelecidas em dezembro deste ano. A recuperação está prevista para custar cerca de R$ 700 milhões, quantia que será financiada em parte por contratos de seguro e, potencialmente, através de ajustes no contrato de concessão.

A retomada das operações será gradual, com a previsão de 128 voos diários (pousos e decolagens) operando das 8h às 22h.