Uma solenidade na noite desta quinta-feira (12) na Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha, com autoridades, palestras e jantar chancelou a nova marca Unimed Serra Gaúcha. O intuito é fortalecer o vínculo com os 17 municípios de abrangência, reposicionar a cooperativa estrategicamente e alavancar novos investimentos. A unidade, que opera há 52 anos, tem uma receita anual superior a R$ 1,8 bilhão, uma carteira de clientes que inclui 11 mil empresas e é responsável pelo cuidado de 460 mil pessoas.
Para os próximos 12 meses estão previstos cerca de R$ 80 milhões em investimentos, que transitam da inovação à ampliação dos serviços prestados. Em coletiva de imprensa durante o evento, o presidente da Unimed Serra Gaúcha, André Leite, contou que a cooperativa está evoluindo uma parceria público-privada com o município de Caxias do Sul para uso do heliponto em situações de emergência.
Segundo ele, a estrutura é a única habilitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para pousos noturnos na região, e pode servir para remoções aéreas de pacientes com traumas graves.
“Estamos evoluindo com parcerias para que possamos ofertar à comunidade esse heliponto para atender não só o plano de catástrofe do município mas também que possamos ofertar o primeiro atendimento de paciente vítima de trauma grave que possam ser removidos de forma aérea, como acidentes em estradas. Sempre que houver remoção por helicóptero, damos o primeiro atendimento, independente de ter plano de saúde ou não. É uma contrapartida a tudo que a população da Serra Gaúcha oferece para a Unimed”, assinalou Leite.
No Complexo Hospitalar de Caxias, o gestor projeta que seja entregue até janeiro mais 21 leitos de pediatria em nova ala, além de uma UTI pediátrica de alta complexidade, composta por 13 leitos. Está nos planos de expansão, também, uma unidade com atendimento ao cliente e uma cabine de telemedicina inédita em um shopping situado no município.
“Temos vários projetos andando, como o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) verticalizado dentro de Caxias do Sul, totalmente automatizado, que propõe uma experiência imersiva dos nossos clientes, uma interação digital. Temos buscado parcerias público-privadas, então estamos trabalhando forte em conjunto com o município para começar a fazer transplantes dentro do hospital, não só de beneficiários da Unimed, como pacientes do próprio SUS”, reforçou o presidente da Unimed Serra Gaúcha.