Caxias do Sul

Túnel de drenagem da Rua Matteo Gianella, em Caxias do Sul, recebe projeto executivo

Próxima fase será o cadastramento na Caixa Econômica Federal e a publicação do edital de licitação

Matteo Gianella
Foto: Cristofer Giacomet/Divulgação


A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul recebeu, nesta quarta-feira (11), o projeto executivo para a obra de drenagem da bacia do Arroio Aliança. A proposta prevê uma nova rede de escoamento nas ruas Matteo Gianella, Luiz Covolan e Carlos Bianchini. Assim, com o projeto pronto, a prefeitura dá um passo importante para a realização de uma das maiores obras de prevenção de alagamentos na cidade.

Detalhes do projeto

O projeto foi desenvolvido pela empresa Garden Consultoria Projetos e Gestão LTDA, contratada via licitação por R$ 928 mil. O documento inclui 40 livros e 10 pastas com estudos detalhados sobre geotecnia, hidrologia, orçamentos e cronogramas. Portanto, esse trabalho visa garantir que todos os aspectos técnicos da obra sejam atendidos. A próxima etapa é o cadastramento na Caixa Econômica Federal para liberação do recurso, o que permitirá a publicação do edital de licitação.

Estrutura da obra

O chamado túnel da Matteo Gianella será uma rede de drenagem com 1.782 metros de extensão e um túnel de 440 metros. Dessa forma, a profundidade da tubulação pode chegar a 40 metros em alguns trechos, como no cruzamento com a Rua Carlos Bianchini. A água será conduzida até uma galeria próxima à pista de skate da Rua Luiz Covolan e, em seguida, desaguará no Arroio Herval.

Benefícios para a cidade

A nova rede de drenagem vai prevenir alagamentos em bairros como Santa Catarina, Pio X e São Pelegrino, beneficiando cerca de 180 mil moradores. Além disso, bairros vizinhos como Fátima, São José e Centenário também serão impactados de forma indireta. Com um investimento de R$ 58 milhões, a obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Sustentáveis e Resilientes do Governo Federal.