
Em cerimônia na manhã desta quinta-feira (20), por volta das 10h30min no salão nobre da prefeitura de Bento Gonçalves, as cidades de Brentonico, Mori e Isera foram incluídas no acordo Gemelaggio, junto ao município.
Em 2007, outros municípios italianos como Rovereto, Nogaredo, Terragnolo, Trambileno e Villa Lagarina também já haviam assinado o protocolo do referido acordo.
O Gemelaggio representa um amplo intercâmbio econômico, social e cultural entre Bento e os demais municípios participantes.
Se trata de uma união entre cidades consideradas irmãs de nações diferentes, que possibilita a troca de informações e construção de projetos de forma conjunta, além de cooperação econômica e cultural.
Marcaram presença autoridades como o Cônsul da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, o presidente da Comunittá Della Vallagarina da Itália, Stefano Bisoffi e o representante do Gemelaggio na Serra Gaúcha, Cezar Prezzi.
Prezzi ressaltou a importância do Gemellagio para os municípios envolvidos, sobretudo, devido a representatividade de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha: “Bento Gonçalves é a capital do vinho, é referência no turismo e uma potência econômica da região da Serra. Com o acordo, os municípios só tendem a se desenvolver”, afirmou.