A primeira turma de médicos residentes do Hospital Tacchini vai iniciar seus trabalhos em março de 2022. A confirmação veio a partir da visita de credenciamento da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e aprovação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Inicialmente serão oportunizadas 6 vagas para especialização: 2 em pediatria e 4 em clínica médica.
O Programa de Residência Médica tem caráter de curso de especialização lato sensu. Neles, os residentes desenvolvem atividades teóricas (20%) e práticas (80%), organizadas por áreas de atuação, sob orientação dos seus tutores.
Os programas contam com carga horária de 60 horas semanais, tendo duração de 2 anos, no caso da clínica médica, e de 3 anos, no caso da pediatria. Ambos atendem os princípios de atenção integral e formação para o Sistema Único de Saúde (SUS).
“O início do Programa de Residência Médica vai marcar também o início de um ciclo de simbiose entre os profissionais. Para o aluno, o ingresso significa uma oportunidade de adquirir formação e experiência em áreas específicas. Para os tutores, é uma forma de se manterem atualizados. Quem ganha com isso é a comunidade, que terá à disposição ainda mais profissionais de qualidade para atendê-la”, avalia o gestor de pessoas do Hospital Tacchini, Augusto Amaral.
Processo seletivo
O Processo Seletivo será constituído de duas fases. A primeira se dará a partir da realização de uma prova escrita objetiva e de acesso direto via Exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Nesta etapa classificam-se 5 candidatos para cada uma das vagas de residência.
A segunda etapa será a Análise e Arguição de Curriculum Lattes, cuja responsabilidade será do próprio hospital. A nota final dos candidatos será formada pelo somatório dos pontos obtidos em ambas etapas.
Como se inscrever
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da AMRIGS (https://www.amrigs.org.br) até o dia 14 de outubro. O candidato poderá obter mais informações referentes ao processo seletivo do Hospital Tacchini pelo telefone (54) 9.9229 3337 ou pelo e-mail [email protected].