Comportamento

Tacchini atesta sucesso no sistema que regula transferência de pacientes da UPA

O sistema foicriado para facilitar a comunicação entre as equipes de saúde, diminuir o tempo de transferência relacionados a trâmites burocráticos

Crédito da foto: Alexandre Brusa
Crédito da foto: Alexandre Brusa
Desde o final de 2020, o Tacchini Sistema de Saúde desenvolveu uma ferramenta informatizada para regulação de pacientes, com o objetivo de agilizar a transferência de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Tacchini. Em 15 meses de utilização, o Núcleo Regulatório do Tacchini já utilizou o sistema integrado para a regulação de mais de 4,5 mil solicitações, incluindo Pronto Socorro, Unidade de Internação e UTI Adulto, além de outros 2,2 mil pedidos de exames de imagem.
O sistema, considerado essencial para permitir o gerenciamento de pacientes durante os períodos mais severos da pandemia, foi criado para facilitar a comunicação entre as equipes de saúde, diminuir o tempo de transferência (sobretudo os relacionados a trâmites burocráticos) e eliminar controles realizados por planilhas digitais ou mesmo papéis.
Com a ferramenta, adiciona-se ainda uma barreira a mais de segurança no processo, evitando a perda ou a confusão de informações. Além disso, a agilidade imposta pelo processo permite um atendimento mais eficiente, sobretudo em casos mais críticos, onde a vida do paciente está em risco.
Como funciona
Em uma plataforma digital, os profissionais de saúde da UPA previamente cadastrados, preenchem uma solicitação de transferência, que inclui uma série de informações sobre o estado de saúde dos pacientes. Entre elas, o tipo de solicitação (se urgência, internação ou UTI) os sintomas, comorbidades, sinais vitais, exames realizados, necessidade de isolamento e hipótese diagnóstica, além dos recursos necessários para acolher o paciente.
O pedido de transferência é recebido instantaneamente pelo Núcleo Regulatório, composto por uma equipe de profissionais de saúde que realiza uma avaliação independente do pedido, levando em conta os termos de contratualização entre SUS e hospital e a disponibilidade de leitos no momento da requisição. Caso o pedido seja aprovado, a UPA recebe o sinal verde para iniciar o processo de transporte, enquanto a estrutura do Tacchini é preparada para suprir as necessidades do paciente antes mesmo da sua chegada.
Sistema amplo
Além da comunicação com a UPA, o sistema idealizado e operacionalizado pelo Núcleo Regulatório do Tacchini também realiza os registros formais de uma série de outras ações. Entre elas, está a transferência de pacientes de outros hospitais ao Tacchini e a transferência de pacientes do Tacchini para outras instituições.
“Atuamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para gerenciar toda a demanda. É um processo complexo de gestão, mas estamos muito felizes com os resultados que estamos obtendo. Os registros detalhados ajudam a equipe assistencial a prestar o atendimento de excelência  que caracteriza o Tacchini”, avalia Caroline Jaskowiak, coordenadora do Núcleo Regulatório.
Fonte: Assessoria de imprensa