A Susepe e a Fundição e Usinagem Ltda (Fundimisa) empresa situada no Distrito Industrial de Santo Ângelo, assinaram termo de cooperação excepcional, visando à utilização de mão de obra de apenados recolhidos no Instituto Penal de Santo Ângelo. A publicação do ato ocorreu na segunda-feira (6).
O documento, que poderá ser alterado mediante termo aditivo, prevê a contratação de até 30 apenados dos regimes aberto e semiaberto, que trabalharão nas atividades de rebarbação de peças, que é um processo utilizado na indústria metalmecânica para remoção do excesso de material decorrente do método de fabricação da peça para melhorar e aprimorar o acabamento.
A Fundimisa, que recebeu o troféu pela melhor empresa para trabalhar no RS, conferido pela Great Place To Work 2019, objetiva contratar aqueles presos que tiverem um bom desempenho, quando conquistarem o direito à liberdade.
A empresa compromete-se a pagar, mensalmente, a cada apenado trabalhador, o valor de um salário mínimo nacional vigente, nos termos do artigo 29 da Lei de Execuções Penais (LEP).
A carga horária de trabalho será de oito horas diárias, com intervalos para almoço, de segunda a sábado. Cabe a Susepe a responsabilidade de recrutamento do preso que atende aos perfis para trabalhar na empresa, bem como o controle das horas trabalhadas pelos apenados.
Todo o material de segurança necessário (equipamento de proteção individual) será fornecido pela Fundimisa.
Fonte: Susepe