Brasil

Suposto borracheiro não morreu em explosão de pneu; nem de Coronavírus

Notícia falsa circula pela internet desde a última semana, tentando desacreditar a gravidade do Covid-19

Suposto borracheiro não morreu em explosão de pneu; nem de Coronavírus

Uma mensagem começou a ser disseminada pelas redes sociais na última semana, alegando que um suposto borracheiro teria morrido após a explosão de um pneu, mas que em seu atestado de óbito constava o Covid-19 como causa da morte. Mas afinal, do que esse homem morreu?

Diferentes versões da notícia circulam pela internet, acompanhadas do atestado de óbito da vítima. Em algumas imagens, o CPF do homem corresponde com o verdadeiro, em outras não.

A notícia sugere que o número de mortes pelo coronavírus é, na verdade, muito menor do que o divulgado pela imprensa, tentando desacreditar a real gravidade do vírus, que já matou mais de 31 mil pessoas no mundo.

Para esclarecer o caso, na última quarta-feira (29), a Prefeitura de Recife, local onde ocorreu o caso, divulgou uma nota confirmando que a certidão de óbito que circula pelas redes sociais é verdadeira, mas que, no entanto, o borracheiro Reginaldo Jacinto da Silva não teria morrido de Covid-19.

Eles afirmaram que “o caso não consta no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, que é encaminhado diariamente ao Ministério da Saúde”. Segundo a nota divulgada, em exames laboratoriais, foi detectada a presença de outro vírus respiratório no sistema do paciente, mas não o coronavírus.

Em conclusão, os exames de Reginaldo Jacinto da Silva deram positivo para Influenza A e ele morreu de pneumonia. Sua morte não teve nenhuma relação com a explosão de um pneu ou com o novo coronavírus.

Mensagens falsas divulgadas nas redes sociais