Comportamento

Sistema Fecomércio-RS apresenta projeto da nova escola Senac Bento Gonçalves

Fecomércio-RS e  Sindilojas Regional Bento anunciaram, na tarde de quarta-feira (23), uma novidade para a comunidade de Bento Gonçalves - a cidade contará com uma nova escola do Senac a partir de 2022.

 Daniel Amadio, presidente Sindilojas, Rosângela de Souza Jardim, diretora do Senac Bento Gonçalves; José Paulo da Rosa, diretor regional Sesc/Senac e Jaques Fachineli, gerente Sesc Bento Gonçalves. (Renata Oliveira Silva/Conceitocom Brasil)
Daniel Amadio, presidente Sindilojas, Rosângela de Souza Jardim, diretora do Senac Bento Gonçalves; José Paulo da Rosa, diretor regional Sesc/Senac e Jaques Fachineli, gerente Sesc Bento Gonçalves. (Renata Oliveira Silva/Conceitocom Brasil)
O Sistema Fecomércio-RS e o Sindilojas Regional Bento anunciaram, na tarde desta quarta-feira (23), uma novidade para a comunidade de Bento Gonçalves – a cidade contará com uma nova escola do Senac a partir de 2022. A estrutura, que já está em construção, fica na Travessa Silva Paes, 415, no bairro Cidade Alta. Atualmente, o Senac fica localizado na rua Saldanha Marinho, 820.

Localizada na entrada da cidade, na travessa Silva Paes a nova sede do Senac em Bento Gonçalves  terá área de 1.994,76 m² e  13 espaços para aulas sendo três salas multiuso,  duas salas de Idiomas, um laboratório de Informática, três laboratórios de Beleza (Maquiagem, Massagista, Cabeleireiro e Manicure), quatro laboratórios de Gastronomia, além das áreas administrativas e de atendimento, espaços de convivência e estacionamento. A mudança de localização também vem acompanhada de várias novidades. Entre elas a inauguração da Cozinha Show para eventos e da Sala Sommelier.

O diretor regional de Sesc/RS e Senac-RS, José Paulo da Rosa, que esteve na cidade para anunciar o projeto, destaca a importância da nova sede para Bento: “o Sistema Fecomércio-RS está presente aqui promovendo lazer, cultura, saúde, bem-estar e educação para a comunidade, por meio do Sesc e do Senac. A nova escola é mais uma importante entrega para  a comunidade que poderá contar com uma estrutura mais moderna e com novos cursos alinhados às demandas mais recentes do mercado de trabalho”.

Na opinião do presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, a nova estrutura Senac é uma conquista a ser comemorada pela comunidade e empresários da cidade e região. “A escola do Senac terá um ganho em termos de inovação, capacidade, conforto, acessibilidade, podendo atender um número maior de alunos com excelência.  Isso tem um impacto muito positivo pois precisamos de mão-de-obra qualificada, especialmente no setor do Turismo, que é crescente na região. Precisamos que o comércio esteja muito bem treinado e preparado para receber o turista, e o Senac exerce esse importante papel de preparar os profissionais do comércio e do setor turístico”, destaca. Além disso, o presidente ressalta que a mudança de endereço também representa uma alteração significativa, uma vez que a nova escola ficará em um local de fácil acesso tanto para a comunidade de Bento Gonçalves quanto para os alunos de cidades vizinhas.

Diversificação do portfólio de cursos 
Atualmente o Senac Bento Gonçalves capacita nas áreas de Beleza, Comunicação, Gastronomia, Gestão e Negócios, Idiomas, Informática e Saúde, por meio de cursos presenciais e a distância. Na nova escola, um dos focos será a oferta de capacitações relacionadas à Cozinha Artesanal com a previsão de qualificações inéditas como: “Fermentação natural para preparo de pães”, “Classificação e degustação café”, “Sommelier: cervejas”, “Harmonização gastronômica com cachaças”, “Gastronomia para pessoas com restrições alimentares”, “Técnicas de preparo da charcutaria artesanal “, entre outras.

Nova construção e sustentabilidade 
A estrutura da nova escola Senac foi construída pensando na sustentabilidade. O prédio contará com cisternas para armazenar água da chuva, placas fotovoltaicas, iluminação interna e externa em LED; carregador rápido para carro elétrico em uma vaga de estacionamento no subsolo; brises nas fachadas e cortinas nas esquadrias para controle solar, evitando o desperdício de energia elétrica com ares condicionados, e bicicletário para incentivar o transporte alternativo e sustentável.

A nova escola terá capacidade para atender 238 alunos por turno e contará com formações nas áreas de Comércio, Gestão, Informática, Beleza, Saúde, Gastronomia e Idiomas, com cursos presenciais e a distância.  Conheça o projeto acessando aqui.

Fonte e Fotos das assessorias de imprensa