Bento Gonçalves

Simulação visa verificar eficácia de ações emergenciais no Hospital Tacchini em Bento Gonçalves

Sem prévio aviso, funcionários colocaram em prática um planejamento de segurança, durante um suposto acidente no setor de caldeiras

Foto: Alexandre Brusa/Divulgação
Foto: Alexandre Brusa/Divulgação

A Brigada de Emergência e Incêndio do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, realizou um treinamento surpresa, na tarde desta segunda-feira (19). Os integrantes do grupo simularam um acidente com múltiplas vítimas, no setor de caldeiras.

A atividade não foi informada previamente aos funcionários. A finalidade foi testar a prontidão e a eficácia das respostas em situações complexas e inesperadas.

A simulação contou com a participação de 20 brigadistas. O objetivo foi resgatar duas supostas vítimas. O exercício durou 20 minutos. Os organizadores avaliaram que a atividade foi positiva.

Participaram da simulação, integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), coordenação da Brigada de Emergência, e uma empresa especializada em treinamentos desta modalidade.

O coordenador do SESMT e Meio Ambiente, Renato Conci, explica que o exercício surpresa visa simular o ambiente imprevisível de uma emergência real.

“Em uma situação real, não há tempo para se preparar. Precisamos garantir que nossa equipe esteja pronta para agir sob pressão e com eficiência, independentemente das circunstâncias. Estes exercícios ajudam a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias nos procedimentos, possibilitando ajustes que podem fazer a diferença em situações reais”, salienta Conci.