O seminário “Diálogos eleitorais: eleições 2024”, foi realizado na sexta-feira (02) em Caxias do Sul. O evento foi organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), com o apoio do Sindicato das empresas de Rádio e Televisão (SindiRádio).
O 3º seminário sobre as eleições 2024, que visa preparar as emissoras de rádio e televisão para as eleições municipais deste ano, foi realizado na Universidade de Caxias do Sul. Imprensa e representantes dos partidos acompanharam a iniciativa. Os presidentes do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, e da Agert, Roberto Cervo Melão, também estiveram presentes.
O primeiro painel abordou enfrentamento à fraude à cota de gênero no âmbito da justiça eleitoral. O tema foi discutido pela desembargadora eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira e por Marília Medeiros Piant. Já o secretário judiciário do TRE, Rogério da Silva Vargas e a vice-presidente jurídico da Agert, Débora Dalcin Rodrigues, discursaram sobre o que é ou não permitido durante a programação normal de rádio e televisão no período eleitoral e a orientação sobre a propaganda eleitoral gratuita, respectivamente.
O tema desinformação e inteligência artificial nas eleições foi ministrado pelo Chefe de Cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski e por fim, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Daniel Wobeto, finalizou o evento com o painel urnas eletrônicas e segurança no processo eleitoral.
Além de Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Restinga Sêca já receberam o seminário. O último está agendado para ocorrer em Porto Alegre no dia 08 de agosto.