Caxias do Sul

"Se não pergarmos juntos, ainda nessa semana precisaremos fazer decretos mais restritivos", disse Adiló sobre situação da Covid em Caxias do Sul

Nova onda de Covid-19 preocupa poder público do município

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico falou sobre a preocupação da disseminação do vírus durante a live ” Fala, Prefeito!” aberta para a imprensa nesta sexta-feira (21). A Serra recebeu o segundo aviso em questão de 24 horas no novo aviso do sistema de monitoramento da pandemia do Estado. O último aviso levantou uma preocupação quanto a taxa de ocupação das UTIs.

Uma das questões elencadas pelo prefeito é a situação das cidades próximas com números altos de casos que podem atingir o município. “Não queremos fechar nenhuma atividade econômica, mas precisamos pegar juntos. Estamos muito preocupados com o retrocesso. Já perdemos muitos caxienses, quase 400 caxienses, quantas familias enlutadas temos em decorrência desse vírus”, afirmou.

Didomenico ainda falou sobre o receio de perder a autonomia nas decisões para combater a Covid-19 no município,“Se nós não nos unirmos e redobrarmos os cuidados teremos a intervenção do Cômite de crise do Estado e vai fugir do nosso controle vamos perder a autonomia de poder gerenciar esse momento” falou. 

A Secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi reforçou o apelo a comunidade para que todos possam realizar os cuidados básicos de combate ao vírus. “Posso afirmar que nós ainda não saimos da terceira onda, desde que houve aquele cresimento exponencial a partir de fevereiro. Estamos em um momento crítico”, falou

Ela ainda lembra que a vacina não é sinônimo de não infecção do coronavírus,”Existem casos de pessoas com esquema vacinal completo com diagnósticos positivo. Ainda com casos de pessoas que já sofreram 3 reinfecções. A vacina auxilia para que o índividuo não sofra com os agravamentos do vírus, mas transmitem a doença”, disse.

A Secretária trouxe dados sobre as filas de espera para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), até esta manhã 10 pacientes aguardavam por leitos na cidade – a fila de espera da UTI nunca zerou – disse Meneguzzi.

Ainda reforçou que as 50 unidades básicas de saúde possuem testes rápidos disponiveis. O individuo que tiver sintomas gripais é orientado a procurar atendimento. Conforme a secretária foram orientados remanejamentos de pessoal para que todas as unidades básicas possam contar com profissionais.

No sábado (22) será feito uma reunião com os prefeitos que integram a  Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) para deliberar sobre medidas para combater essa nova onda.

Participaram da coletiva a vice-prefeita, Paula Ioris, Secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi, o Presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez, e o Representante da Associação Médica, dra. Dilma Tessari.