Comportamento

Relatório de idosos que devem tomar segunda dose da vacina é encaminhado aos municípios gaúchos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está encaminhando aos municípios relatórios com os nomes de todos os idosos que podem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

É necessário a segunda dose para que o processo de imunização para a covid-19 seja eficiente. A Secretária de Saúde do RS, Arita Bergman explica sobre a importância do reforço do imunizante ” A vacina do Covid são duas doses, faz a primeira e necessariamente faz a segunda dose, porque esta é que completa o esquema vacinal e é a vacina do reforço para proteger a pessoa” disse.

Com as duas últimas remessas de vacinas que chegaram ao RS, nos dias 2 e 8 de abril, foram distribuídas aos municípios cerca de 550 mil doses somente para a segunda aplicação em idosos. No total, 401.865 pessoas já receberam a segunda dose no RS.

O Estado recebeu 12 lotes que totalizam cerca de 3,1 milhões de vacinas e não há retenção de doses – nesta terça (13), 69% do total já estava aplicado, também conforme o painel das vacinas da Secretaria da Saúde.

No último sábado (10), o Estado alcançou a marca de 2 milhões de doses aplicadas – 20 dias após ter chegado a 1 milhão. Quem deixar passar o prazo para a segunda dose ainda pode e deve completar o processo.