Foto: Quaresma, fé e oração/Crédito Agência Brasil
Foto: Quaresma, fé e oração/Crédito Agência Brasil

O fim do Carnaval também significa o início da Quaresma, período de 40 dias em preparação para a Páscoa, segundo a tradição católica. Ela começa na Quarta-Feira de Cinzas, que neste ano cai neste 18 de fevereiro.

A Quaresma termina na Quinta-Feira Santa, imediatamente antes da missa da Santa Ceia, também conhecida como Missa de Lava-Pés, realizada à tarde ou à noite. Neste ano, portanto, o período se encerra na tarde de 2 de abril.

Os feriados da Quaresma

A Quaresma se inicia oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas. Mas, apesar de muita gente considerar esse dia um feriado, em boa parte do País, é um ponto facultativo até as 14h.

A Quinta-Feira Santa também não é feriado nacional, embora muitos folguem. O próximo dia de folga no calendário oficial do País é a Sexta-Feira da Paixão (ou Sexta-Feira Santa), já na reta final da Quaresma, durante a Semana Santa. Em 2026, cai no dia 3 de abril, antes do Domingo de Páscoa (5 de abril).

Significado e Propósito

  • Preparação para a Páscoa: É um tempo para se preparar para a celebração da Ressurreição de Jesus, a festa mais importante do cristianismo. 
  • Reflexão e Conversão: Um convite à introspecção, arrependimento e mudança de vida, buscando uma conexão mais profunda com Deus. 
  • Memória de Jesus no Deserto: Remete aos 40 dias em que Jesus foi tentado no deserto, servindo como um exercício de despojamento e dependência de Deus. 

Práticas Comuns

  • Oração: Aumentar a intimidade com Deus através de mais orações e recolhimento. 
  • Jejum e Abstinência: Evitar carne vermelha (principalmente às sextas-feiras) e outras vontades, como doces ou álcool, simbolizando a liberdade das coisas materiais. 
  • Caridade: Praticar atos de partilha e compaixão, ajudando os necessitados e servindo ao próximo. 
  • Penitência: Atos de sacrifício pessoal e renúncia para fortalecer o espírito e purificar a alma. 
  • Cor Roxa: Usada na liturgia, simboliza luto, penitência e arrependimento. 

Simbolismo Bíblico do “40”

O número 40 é significativo na Bíblia, representando períodos de preparação, prova e transformação, como os 40 dias do dilúvio, os 40 anos do povo hebreu no deserto e os 40 dias de Jesus no deserto. 

Fonte: Agência Brasil