Comportamento

Puma ataca homem em São José do Ouro no norte do Estado

Foto: Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram)
Foto: Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram)

Um idoso de 75 anos de idade sofreu ferimentos no cabeça e no corpo após ser atacado por um puma, um felino de grande porte, animal nativo das matas do continente Americano. O ataque ocorreu na quarta-feira quando o homem colhia pinhão, em um local de mata fechada, e foi surpreendido pelo animal que saltou sobre a cabeça dele. O idoso ficou desacordado por alguns instantes e ao despertar procurou ajuda. Ele teve as roupas rasgadas.

Com cortes profundos na cabeça e vários arranhões pelo corpo o homem teve parte de uma das orelhas arrancadas. Ele foi atendido no hospital de São José do Ouro, Município na região Norte do Estado, e depois foi liberado. A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) foi acionada para prestar apoio.

Felino de Grande Porte

O puma, também é chamado de suçuarana, onça-parda e leão-das-montanhas, é o segundo maior felino nativo das Américas ficando atrás apenas da onça-pintada, e o que tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental. Pertencente ao grupo dos Felídeos e como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas. Seu nome científico anteriormente era Felis concolor, atualmente renomeado para Puma concolor.

As principais características dos pumas são: corpo alongado, cabeça pequena, orelhas pequenas, curtas e arredondadas, pescoço e cauda longa, comprimento em média de 1,55 metro sem a cauda, e 0,70 metros do ombro ao chão, pesam em torno de 70 a 85 kg. A cauda mede de 50 a 80 cm. A pelagem varia conforme a região em que vivem, geralmente, nas cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem.

Fonte: Infoescola