Comportamento

Projeto social beneficia cerca de mil crianças por meio da arte, em Garibaldi

Projeto social beneficia cerca de mil crianças por meio da arte, em Garibaldi

No ano em que completa uma década, o projeto social “Crescendo com a Dança e Crescendo com a Música” continua inspirando e transformando por meio da arte. O projeto da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) já beneficiou cerca de mil crianças nesses dez anos. Só em 2019, já são mais de 70 estudantes.

Por meio do patrocínio de empresas associadas à Apeme, o projeto oferece a crianças que frequentam escolas públicas aulas de dança (balé clássico e dança de rua) e musicalização, que ocorrem uma vez por semana nas próprias escolas. As crianças também recebem uniformes adequados para a prática das atividades. Em 2019, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Armando Peterlongo, na comunidade de São Roque Figueira de Melo, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin, no bairro São Francisco, recebem o projeto.

Os professores que trabalham na ação social são Andréia Regina Boscaini (canto, flauta e violão), Cristiane Bristot (balé) e Fábio Soares de Jesus (dança da rua). Em uma sala, a delicadeza e a leveza contrastam com a força necessária do balé. No espaço ao lado, o swing dos passos de Hip-hop garantem energia. As aulas são realizadas nas escolas uma vez por semana com duração de 45 minutos.

A autodisciplina é um ponto abordado tanto por Cristiane quando por Jesus. Para a professora, a ideia é que o aprendizado não fique restrito à dança. “Além de tomar gosto pela arte, espero que as regras, a disciplina e a responsabilidade que o balé exigem sejam motivadores da vida pessoal e ganhem outros palcos”, reflete. Para o professor, a valorização da autoestima é um grande ganho do projeto. “Os alunos vão se conhecendo melhor, se descobrindo, criando senso de grupo e ficam mais cientes das regras e das responsabilidades que possuem”. Para além de benefícios físicos, como postura, consciência corporal, coordenação motora, as habilidades desenvolvidas incluem ainda paciência, concentração e capacidade de memorização.

Mais informações podem ser obtidas junto à Apeme, pelo fone (54) 3462-2755 ou pelo e-mail [email protected].

Fotos: Alexandra Ungaratto/Apeme