Jovens de escolas de Bento Gonçalves foram destaque em um evento promovido e arquitetado para construir soluções desde cedo, formando “jovens empresários”. O ato ocorreu no dia 13 de julho, em Caxias do Sul, com a formatura que reuniu 261 estudantes de Bento, Caxias e Farroupilha, participantes do Projeto Miniempresa da Junior Achievement, idealizado pelo Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).
Durante a solenidade, destacou-se dois negócios criados por alunos de educandários do município. Os prêmios foram recebidos no UCS Teatro pelos estudantes da Escola Impulso Bento, cuja empresa Salute foi eleita a Miniempresa Inovadora, e pelos do Instituto Federal, que tiveram a empresa Sinta-se premiada em Gestão de Finanças.
Além destas instituições, que produziram perfume sólido e pomadas naturais, respectivamente, outras três escolas participaram neste ano do projeto. Os alunos do Mestre Santa Bárbara, por exemplo, criaram a empresa Mobile Support, de comercialização de porta-celulares. Na Epifania, sociedade dos alunos do Bom Retiro, os produtos foram marcadores de páginas, enquanto a Eko, empresa dos discentes do Sagrado Coração de Jesus, apostou no desenvolvimento de ecobags.
Ademais, a formatura também premiou alguns dos 61 “advisors“, nome dado aos conselheiros profissionais que acompanham os alunos durante a jornada empreendedora, atuantes nas áreas de recursos humanos, finanças, produção e marketing. De Bento Gonçalves, foram destaque Luis Ozelame e Cleivania Oselame, mentores nos segmentos produção e marketing, respectivamente.
O desafio dos alunos-empresários em criar uma empresa e um produto, se iniciou em abril, no contraturno escolar, e se encerrou em junho. Durante esse período, recebem lições sobre mercado, viabilidade técnica de produção, precificação de produto e cálculo de lucro. O engenheiro Márcio Chiaramonte, assim como em 2023, foi um dos “advisors” desta edição. “Esse projeto é fundamental para que tenhamos nas gerações atuais o gosto por inventar, por produzir, por protagonizarem seu futuro”, disse.
De acordo com o CIC-BG, o objetivo não é apenas manter, mas também ampliar o projeto. Por isso, atua para trazer parceiros para o projeto da JA. “Nos tornamos a cidade que somos hoje por causa de nossos empreendedores. Esse projeto é uma continuação desse legado, para que nosso município continue gerando trabalho, renda e novidades”, avaliou o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.