O Santander X lançou a 2ª edição do programa Santander Explorer, que oferecerá bolsas para universitários vivenciarem o empreendedorismo na prática. O programa fornecerá suporte técnico para transformar ideias em projetos sustentáveis, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030. A iniciativa é realizada em 12 países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Espanha, México, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Peru, Colômbia e Uruguai. Estudantes do ensino superior do Rio Grande do Sul, com mais de 18 anos, podem se inscrever até o dia 22 de agosto na plataforma global de empreendedorismo do Banco, acessível pelo link.
Os projetos selecionados participarão de um programa de 12 semanas, com sessões online conduzidas por especialistas em empreendedorismo, fundadores de startups e profissionais internacionais. O curso será totalmente online e dividido em 5 módulos: “Prepare-se”, “Pesquisa”, “Construção da Solução”, “Monetização” e “Storytelling”. Cada módulo incluirá tópicos como gestão de equipe, liderança, construção de oferta de valor, MVP, modelo de negócios e elaboração de pitch.
“O Santander Explorer foi projetado para que os universitários se tornem parte ativa da mudança social. O Santander X acredita que ideias economicamente sustentáveis podem mudar o mundo para melhor, além de ser uma oportunidade única de troca de experiencias com universitários de outros países, o que com certeza pode abrir muitas portas para os jovens ao redor do mundo”, afirma Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.
Na fase final do programa, um júri global escolherá os melhores projetos dos 12 países participantes, que receberão treinamento em crowdfunding e acompanhamento do Santander X Explorer para uma campanha de arrecadação de fundos. Na edição anterior, o projeto BrainyBoard Games Store, desenvolvido por alunos da Unicamp, destacou-se ao criar jogos de tabuleiro educativos para escolas públicas e privadas, e foi promovido no espaço Crowdfunding Santander X Explorer.
O projeto surgiu no Campus da Inova, uma agência de inovação científica que oferece acesso a laboratórios, bolsas, licenciamentos de tecnologias e parcerias que conectam empresas e instituições com pesquisadores e alunos.
“A mentoria do Santander X, juntamente à oportunidade de poder desenvolver um programa de financiamento, nos abriu uma porta para expandir nossa ideia como um negócio que pode melhorar a educação para crianças que necessitam de uma atenção na hora da aprendizagem”, afirma, Murilo Meneghetti, fundador da Ludis Game Studio.
Com uma abordagem prática e dinâmica de aprendizagem social, o Santander Explorer oferece uma plataforma digital com experiência gamificada, sessões com especialistas e acesso à comunidade empreendedora do programa, facilitando o networking e a troca de experiências entre participantes internacionais.
Todos os participantes que completarem o programa receberão um certificado de 96 horas, que pode ser utilizado como horas complementares. O certificado está alinhado com a Entrecomp, a estrutura de competências de empreendedorismo europeu. As inscrições estarão abertas até 22 de agosto na plataforma Santander X.