Caxias do Sul

Primeira escola de Educação Infantil pública do interior de Caxias do Sul inicia atividades em Fazenda Souza

A EEI Nona Égida, com gestão da Rede Mão Amiga, já atende 13 crianças e tem capacidade para 26 alunos em tempo integral

Educação Infantil
Foto: Divulgação

A Escola de Educação Infantil (EEI) Nona Égida de Fazenda Souza, primeira escola pública de Educação Infantil no interior de Caxias do Sul, iniciou suas atividades na última quarta-feira, 14 de agosto. A instituição, que tem gestão da Rede Mão Amiga, começou atendendo 13 crianças entre dois e três anos, mas já está preparada para receber até 26 alunos. O funcionamento é das 7h às 18h, com atendimento em turno integral.

A nova escola é a única do interior do município a oferecer Educação Infantil, além dos ensinos Fundamental e Médio. A entrega da escola ocorreu no dia 1º de julho de 2024, após um investimento de R$ 250 mil da Prefeitura de Caxias do Sul para adequar o prédio de 150 m². O espaço conta com duas salas, uma para maternal I e outra para maternal II, além de cozinha, lavanderia, depósito, secretaria e pátios.

A secretária de Educação de Caxias do Sul, Maria da Silva, celebrou a inauguração como um avanço importante para a educação no município.

“A criação dessa escola representa um compromisso com a ampliação do acesso à educação de qualidade para todas as regiões de Caxias do Sul, inclusive o interior,” destacou a secretária.

Para realizar a matrícula na EEI Nona Égida, os pais ou responsáveis precisam apresentar uma série de documentos, incluindo a designação retirada na Secretaria Municipal da Educação (SMED), carteira de vacinação da criança, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, comprovante de renda dos pais, e o cartão Bolsa Família, se houver. Além disso, é necessário apresentar uma receita de antitérmico receitada pelo pediatra.

Sem a apresentação da designação retirada na SMED, a escola não poderá efetuar a matrícula.