Comportamento

Presos constroem nova delegacia da Polícia Civil de São Sebastião do Caí

Os apenados, com mão de obra qualificada na área da construção civil, foram escolhidos pela Direção da casa prisional

(Foto: Susepe)
(Foto: Susepe)

Apenados da Penitenciária Modulada de Montenegro e do Instituto Penal de Montenegro foram responsáveis pela construção da nova Delegacia de Polícia de São Sebastião do Caí, que já está em funcionamento, mas teve sua inauguração adiada em função da pandemia da Covid-19.

A obra foi iniciada em junho de 2018, com a expertise de quatro apenados do regime fechado da Penitenciária Modulada. Os presos, com mão de obra qualificada na área, foram escolhidos pela Direção da casa prisional, que já contava com o trabalho deles no setor de manutenção da instituição. Além do apoio da Seapen e da Susepe, a parceria também foi autorizada pelos juízes da Vara de Execução Criminal de Novo Hamburgo. Em seguida, a obra ganhou o reforço de dois apenados do regime semiaberto do Instituto Penal.

O trabalho não foi simples, já que o novo prédio da Delegacia de Polícia tem o dobro do espaço da delegacia anterior, agora com 500 metros quadrados. A delegada do órgão, Cleusa Spinato, elogiou o serviço. “O trabalho deles é de extrema qualidade, porque esses do fechado, por exemplo, já trabalhavam na construção civil antes de serem presos. O acabamento é de primeiríssima qualidade”, afirmou. Com o trabalho, os presos têm direito à remição da pena (a cada três dias de trabalho, diminui um do total da pena).

Para o Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, esse é mais um bom exemplo da importância do tratamento penal, especificamente o trabalho prisional. “Essa é uma diretriz que sempre destacamos, pois contribui para a inclusão social das pessoas presas e dá a oportunidade de aprendizado ou aperfeiçoamento de um ofício para o mercado de trabalho”, afirmou. Faccioli também pontuou a importância das parcerias interinstitucionais, que trazem benefícios a todos.

O Delegado Penitenciário da 1ª Região (Vale dos Sinos e Litoral), Benhur Calderon, enfatizou ainda a atuação dos servidores. “Destaco a importância da sensibilização que é feita pelos servidores penitenciários para que os apenados usem seu tempo, realizando melhorias em prol da comunidade. Parabenizo a Direção da Penitenciária Modulada de Montenegro e a do Instituto Penal de Montenegro pela boa integração com os órgãos da Secretaria da Segurança Pública”, ressaltou.

A Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, classificou a iniciativa como um meio de ressocialização. “Foi uma oportunidade para colocarem em prática habilidades que beneficiaram a si mesmos, a Polícia Civil e, principalmente, a comunidade de São Sebastião do Caí que é agraciada com um novo espaço para o combate e elucidação de crimes”, afirmou.

Fonte: Seapen e Susepe