A Casa Semente, que atenderá crianças com transtorno do espectro autista (TEA), foi um dos temas da palestra do presidente da Unimed-Nordeste-RS, André Germano Leite, na reunião-almoço do Sindilojas Farroupilha nesta segunda-feira (12).
A Casa Semente deve ser entregue até o final do ano no Hospital Caravaggio, porém, o setor terá um acesso isolado justamente para que as crianças não convivam com a rotina da unidade hospitalar. Ali serão oferecidas múltiplas terapias como a comportamental, análise psicológica e fonoaudiológica, entre outras, visando o atendimento na própria cidade, sem haver a necessidade de deslocamento para Caxias do Sul.
A previsão é que a ampliação contemple entre 50 a 100 crianças com o TEA. Leite também falou sobre as novidades que estão por vir em Farroupilha, além dos serviços que já são prestados pela Unimed:
“Temos o pronto-atendimento do Hospital Caravaggio, estamos ampliando a área de saúde ocupacional, ampliando a área comercial, duplicando o laboratório de análises clínicas, estamos abrindo um espaço para atendimento especializado para crianças com transtorno do espectro autista, contando com o que há de mais moderno em tecnologia com plataformas digitais que permitem o acompanhamento dessas crianças em tempo real, tanto no ambiente clínico quanto no ambiente de domicílio e na escola, trazendo o que há de mais tecnológico para Farroupilha”, detalhou André Germano Leite.
O presidente ainda confirmou a recuperação de três unidades móveis que apresentavam problemas, e mais três unidades que podem ser adquiridas para atendimento de saúde ocupacional. Outro objetivo é a ampliação da área de laboratório do hospital.
Atualmente, a Unimed conta com mais de 118 mil médicos cooperados no país. Na Serra Gaúcha, 17 municípios são contemplados com os serviços de saúde da empresa.