Comportamento

Presidente da Assembleia Legislativa comenta medidas adotadas para combater impactos do Covid-19 no RS

Foram debatidos temas como os impactos na economia do Estado, recursos direcionados a saúde, além do sério problema de estiagem.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (Progressistas), comentou sobre as medidas adotadas em apoio ao combate do Covid-19 no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8) durante entrevista no estúdio da Rádio Assembleia, no Palácio Farroupilha.

Durante sua fala Polo respondeu questionamentos de diversos veículos de comunicação do Estado. Um dos temas é o Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico que vem discutindo formas de garantir o funcionamento da cadeia produtiva da alimentação e demais setores produtivos do comércio, serviços e indústria, assim como o  apoio a profissionais autônomos e informais.

” O Fórum ele prevê várias redes de atuação, uma delas é buscar apoio aquelas pessoas autônomas, independentes, os informais que ficaram de uma hora para outra sem faturar sem nenhum tipo de renda, pois apenas tem algum tipo de renda quando prestam algum serviço ou realizam algum trabalho, então apoiar essas pessoas que estão com dificuldades de alimentar as suas famílias, buscar linhas de crédito, nessa semana os bancos participaram do nosso Fórum e empreendedores fazer essa travessia é fundamental, aqueles que estão com suas atividades paralisadas”, diz.

Conforme o presidente da Assembléia o Sebrae divulgou recentemente um estudo que prevê a possibilidade de fechamento de mais de 380 mil pequenos estabelecimentos gerando mais de 3 milhões de desempregados.  Uma das preocupações que acarretam neste problema conforme Polo é o aumento de 1.8% de aumento nos índices de criminalidade. “Estamos comprometendo o bem estar das pessoas e perdendo muitas vidas por este motivo”, fala.

Um dos outros temas foi a questão da aprovação dos pedidos de calamidade pública dos municípios. Já haviam sido reconhecidos 157 pedidos. A Famurs na semana passada entregou um documento a Assembleia com o pedido de 268 decretos, totalizando 425 decretos protocolados para apreciação que deve ser votado nesta quarta-feira à tarde.

Polo anunciou no último dia 25 de março a devolução de R$ 30 milhões do orçamento do Legislativo para ser aplicado no combate a pandemia no Estado. O valor é advindo da suspensão de diárias e corte de verbas de gabinete, aprovadas pela Mesa Diretora. O recurso deve ser direcionada para a construção de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dos Hospitais do RS e equipamentos como EPIs que são necessidades para profissionais da saúde.

Um outro tema abordado foi a questão da produção agrícola que vem sofrendo com o comprometimento da safra devido a estiagem.

” Vem sido sugerido que seja criado um Comité de enfrentamento a seca aqui no Estado, além da Covid, pois são duas crises que estão acontecendo simultaneamente e nós não podemos deixar de lado. Com a Comissão da Agricultura, com a frente parlamentar da agropecuária tratando inclusive com Brasília no Ministério da Agricultura com senadores e deputados, esperamos que nessa semana o Ministério anuncie mais medidas de apoio aos agricultores, cooperativas que precisam de apoio para minimizar o problema da seca”, afirma.