Comportamento

Prefeito de Farroupilha diz que a compra de insumos de saúde no Brasil virou uma gincana

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, concedeu uma entrevista na manhã desta quarta-feira (06), ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha e comentou sobre as ações que a administração vem tomando no combate a pandemia à Covid-19. Entre as dificuldades encontradas pelo prefeito está a compra de insumos de saúde. Ele diz que virou uma verdadeira gincana as compras. Conforme Claiton, algumas compras são realizadas, mas se o vendedor recebe uma proposta melhor, o material é encaminhado para outro destino.

Ainda assim, o prefeito confirmou que a cidade vai receber novos testes-rápidos para coronavírus. Na terça-feira (05), Farroupilha recebeu 500 novos testes. Nos próximos dias, mais 8 mil unidades deverão chegar na cidade.

Com relação a uma mudança no decreto vigente em Farroupilha, que libera o funcionamento do comércio e dos serviços, com o aumento nos números de casos positivos – na última atualização, a cidade confirmou 73 casos confirmados – o prefeito disse que tudo é possível.

Ele explicou como tem sido o trabalho da prefeitura com relação a esse acompanhamento.

“Estamos trabalhando dia a pós dia a questão do coronavírus na cidade. cada dia nos avaliamos os resultados e colocamos ele dentro de um gráfico e vamos cuidando da nossa curva. Podemos dizer que ela tem sofrido não um achatamento e sim um esmagamento. Isso são dados científicos. Sobre o decreto, muito disso depende da própria população, com o uso dos EPIs, como as máscaras e no isolamento humanitário que propomos. Se isso não for observado em algum momento, todas as possibilidades do decreto podem ser retiradas se houver um desenvolvimento desenfreado da Covid na cidade”, disse.

Claiton também disse que o aumento nos números de infectados preocupa a administração municipal. O trabalho vem sendo feito na testagem e no isolamento destas pessoas.

Ele comentou sobre os frigóricos da região, pontos que registram muitos casos em toda a Serra Gaúcha. Conforme o prefeito, a fiscalização nestes locais tem sido feita de forma aguda e em uma parceria entre todas as prefeituras. Segundo ele, o local é propício para a proliferação do vírus devido as baixas temperaturas destes locais, o que pode ter auxiliado nessa proliferação.

O prefeito também anunciou que Farroupilha realizou o pedido de bloqueio por parte do Estado para que a UTI do  Hospital São Carlos seja bloqueada e que não receba pacientes de outras patologias, para que ela fique a disposição da microrregião da Serra para ser usada em casos da Covid-19. Hoje, a taxa de ocupação da UTI da instituição de saúde é de 60%.

Confira a entrevista completa.