Comportamento

Prefeito de Farroupilha confirma depoimento na Comissão Processante para a próxima semana

Foto: Reprodução/Claiton Gonçalves
Foto: Reprodução/Claiton Gonçalves

A novela envolvendo as oitivas de um, dos dois processos de impeachment que o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT) enfrenta parece estar próxima do fim. Em um documento enviado para a Comissão Processante na quarta-feira (22), o advogado de defesa de Claiton, Antônio Augusto Mayer dos Santos, confirmou que o prefeito estará disponível na próxima quarta-feira (29), às 10h, para o seu depoimento. Com isso, as oitivas das testemunhas irão ocorrer no mesmo dia, no turno da tarde.

A confirmação veio após a Comissão enviar para a defesa um ultimato quanto ao dia e horário das oitivas que foram canceladas em três oportunidades. A primeira devido a pandemia da Covid-19; a segunda, na última sexta-feira (17), após um comunicado que o advogado de defesa estava em atestado odontológico e a última, na segunda-feira (20), quando o prefeito viajou para Brasilia para cumprir agenda.

No caso de um não comparecimento ou um novo pedido de adiamento, o fato será encarado pela Comissão Processante como uma desistência do exercício do direito a ampla defesa por parte de Claiton.

No documento, a defesa também diz que mantém as testemunhas já arroladas para o processo. Serão ouvidos os servidores públicos Gilmar Pegoraro, Davi Andrade de Boni, Roberta Bortolossi Maffei, Gilmar Paulus e Samila Balbinot; a ex-servidora Maiara Livia Bogo Piccoli; os corretores de imóveis Sérgio Dieter e Guilherme Mantovani e os empresários Geraldo Alexandrini e João Silvestrin.

A Comissão Processante é composta pelos vereadores Fabiano Piccoli, Josué Kiko Paese e Jorge Cenci. Após as oitivas,  haverá a abertura de prazo da defesa final do prefeito Claiton Gonçalves. Depois da entrega da defesa, o relator, vereador Jorge Cenci, deve fazer o parecer final. Por fim, o relatório vai para o plenário, onde será votado a cassação do prefeito ou o arquivamento do processo