Caxias do Sul

Pesquisa aponta que 84% da população é contra duas empresas de transporte em Caxias

Confira as questões propostas e os resultados obtidos

Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)

A Associação dos Usuários de Transporte de Passageiros de Caxias do Sul (ASSUTRAN) é uma entidade que tem por objetivo defender os interesses do cidadão que utiliza diariamente o transporte público, contribuindo constantemente para a melhoria e o aperfeiçoamento do serviço. Por meio de uma política social que prioriza o interesse coletivo, se propõe ser o elo de ligação entre o usuário e o poder público, bem como com a empresa concessionária do serviço.

Em 2018, foi iniciado uma série de reuniões regionais e audiências públicas para debater a concessão do transporte coletivo em 2020. Neste ano, a 10º Consulta Popular foi pautada não só pela avaliação da qualidade do serviço, mas também questionou os participantes quanto a opinião sobre o passe livre no último domingo do mês, passe livre para os idosos e a possibilidade de haver duas empresas operando o serviço no próximo ano.

Realização

A 10º Consulta Popular do Transporte Coletivo foi realizada pela  dos Usuários de Transporte de Passageiros de Caxias do Sul, durante o dia 21 de novembro de 2019.

Formato

Uma novidade proposta para a 10º edição da consulta foi estar presente durante todo o dia, em um período de 12 horas, entre às 7h e 19h, nos locais abaixo relacionados, a fim de entrevistar o maior número possível de participantes, e colher os diferentes pontos de vista daqueles que utilizam o serviço em horários distintos.

Locais de realização:
– EPIs Floresta e Imigrante;
– Paradas Ópera, Bento, Catedral, Pompéia e Praça da Bandeira.

Além dos locais pré-definidos a consulta esteve presente nas 10 regiões da cidade (Ana Rech, Serrano, Fátima, Cruzeiro, Esplanada, Centro, Desvio Rizzo, Santa Lúcia, Forqueta e Galóplis), por meio de parcerias com as Associações de Moradores.

Metodologia

Por se tratar de uma edição histórica, que marca os 10 anos da Consulta Popular, a proposta da ASSUTRAN foi de formular um questionário de 5 perguntas, que abordasse os principais temas tratados nas edições anteriores. Os questionamentos propõem uma avaliação dos serviços prestados pela atual empresa concessionária, um parecer em relação a qualidade do SIM Caxias, qual a opinião dos usuários quanto ao passe livre no último domingo de cada mês e a extensão deste benefício para os idosos entre 60 e 65 anos. Os resultados obtidos irão definir a posição da entidade em relação ao processo de concessão do transporte público que acontece em 2020.

Confira as questões propostas e os resultados obtidos

Fonte e créditos das imagens: ASSUTRAN