A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e a Subprefeitura de Vila Cristina estão concluindo os trabalhos da passagem provisória da Vila São Pedro, no distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul. A estrutura já está liberada, no entanto ainda serão executados acabamentos finais para melhorar a travessia.
Um acordo entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o Ministério Público (MP) permitiu a construção da passagem provisória, já que a área é considerada do Estado, que deve garantir a infraestrutura no local. A antiga ponte foi levada pela força do Arroio Pinhal nas fortes chuvas de maio.
Após o desassoreamento no trecho do rio, 42 tubos de concreto fresado de 1,5 metros de diâmetro foram colocados em cinco fileiras para dar vazão a água. Depois foi feito o aterramento, nivelamento e concretagem da superfície, criando uma espécie de pontilhão para a travessia.
Foram utilizadas 15 cargas de pedras de rio, cinco toneladas de brita, 16 m³ de concreto, três toneladas de base de asfalto e 36 toneladas de fresa de asfalto, que foi utilizada para melhorar a estrada nas duas cabeceiras.