Foi iniciada, na terça-feira (20), a recuperação da ponte sobre o Rio Piaí, na divisa entre os distritos de Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul. Afetada pelas chuvas, a ponte, segundo a prefeitura, receberá a reestruturação do pilar central, que envolve ferragens, formas e concretagem, e melhorias no tabuleiro, guarda-corpos, proteção da cabeceira de acesso e pintura. As obras estão a cargo da Forza Engenharia e Obras, com custo de R$ 200 mil.
Os trabalhos estão na fase inicial. De acordo com a Secretaria de Obras (SMOSP), neste primeiro momento está sendo construído um desvio do leito do rio para redirecionar as águas, afastando-as do pilar que será restaurado. Na sequência, a ideia é que seja erguida uma estrutura temporária para drenar a água ao redor da área de trabalho e, assim, viabilizar a instalação de um canteiro de obras.
A previsão de conclusão é de 45 dias. Conforme o engenheiro da SMOSP Valter Guerra, após a montagem do molde e das formas, será realizada uma concretagem para reforçar e fortalecer o pilar central da ponte, assim como na travessia dos Korff, em Criúva.
“Utilizaremos o mesmo método empregado na reforma da ponte dos Korff, em Criúva, preenchendo a base do pilar com uma espessa camada de concreto para aumentar a rigidez da estrutura ao impacto das águas”, explica.