Cidades

Padre Constante Pasa será sepultado no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha

Foto: Divulgação/Diocese de Caxias do Sul
Foto: Divulgação/Diocese de Caxias do Sul

O corpo do Padre Constante Pasa, que morreu no final da manhã da quarta-feira (22), na localidade de Caravaggio, em Farroupilha, após sair de casa para pescar e, supostamente, ter tido um mal súbito e caído na água, será velado em Nova Prata, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, onde estava trabalhando. Às 8h desta quinta-feira (23), haverá uma missa de corpo presente e, após, o corpo será levado ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, onde às 15h será celebrada a missa de exéquias e o corpo será sepultado.

Constante Pasa, era filho de João Antônio Pasa e Angela Helena Mugnol Pasa, nasceu em 25 de outubro de 1951, na comunidade do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.

Aos 14 anos de idade ingressou no Seminário Diocesano São José, em Nova Prata/RS. Realizou os estudos de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Recebeu a Ordenação Diaconal em 07 de outubro de 1979, na Capela do Seminário N. Sra.Aparecida, em Caxias do Sul. Foi Ordenado Sacerdote por Dom Benedito Zorzi, aos 23 de dezembro de 1979, no Santuário Diocesano de N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha.

Ao longo de seus 40 anos de vida sacerdotal, Pe. Constante destacou-se pelos diversos trabalhos desenvolvidos na Pastoral Diocesana, especialmente na Promoção Vocacional, na formação dos seminaristas, e na dimensão missionária.

Atuou como vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado (1980-1983); Membro da Equipe Sacerdotal e da Pastoral Operária, na área Norte de Caxias do Sul (1984-1988); Coordenador Diocesano de Pastoral (1989-1992); e Promotor Vocacional da Diocese (1993-1998). Com seu carisma e espírito missionário, atuou na Diocese de Juína, no Mato Grosso, como Promotor Vocacional (1999-2004). Retornando a Caxias do Sul, trabalhou na Paróquia Santa Fé e na Equipe Diocesana de Animação Vocacional (2005-2008). Foi Reitor do Seminário Maior São Lucas, em Viamão, atuando na formação dos seminaristas da etapa da Teologia (2009-2012). Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio e auxiliar no Santuário Diocesano de N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha (2013-2014).

Desde 2015 era pároco da Paróquia São João Batista e N. Sra. Aparecida, e da Paróquia Santo Antônio, em Nova Prata. Desempenhou o ofício de Vigário Episcopal do Vicariato de Nova Prata nos anos de 2017 e 2018.