Com o fim de um ano letivo, muitos materiais usados são direcionados para o lixo, é comum uma grande quantidade de cadernos usados serem descartados para início de um novo ano. E para proporcionar um destino melhor para esse material, a ONG Passarte de Caxias do Sul intensifica a arrecadação de materiais neste fim de ano para alunos que se encontram em vulnerabilidade social.
Do dia 27 de novembro ao dia 10 de janeiro, a Passarte se mobiliza com o objetivo de arrecadar em torno de 20 toneladas de material. A arrecadação acontecerá em três cidades gaúchas, em Caxias do Sul, os pontos de coleta são nos Shoppings Bourbon San Pellegrino e Martcenter, em Novo Hamburgo, há um ponto de coleta no Bourbon Novo Hamburgo, e em Porto Alegre, a coleta pode ser feita no Bourbon Wallig.
De acordo com o idealizador da ONG, Filipe Binotti Pessoa, em Caxias, ainda não está definido para quais escolas o material arrecadado será direcionado, mas ele destaca que uma das instituições que sempre recebe é a Escola Municipal Mansueto Serafini, onde aconteceram as primeiras ações da Passarte em 2011. Segundo Filipe, parte do material arrecadado já está direcionado para ser doado a Catuji, em Minas Gerais, cidade que se encontra na 104ª pior posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no país.
Além de caderno, lápis, caneta, borracha, etc, outros materiais que podem ser doados são de escritório e costura, assim como livros, papel, papelão, revista, jornal e tecido. Esses materiais podem ser usados ou novos.
Após a arrecadação do material, a ONG analisa o que está em condições para ser reaproveitado, realiza a limpeza, reforma do material e direciona à doação. Já as folhas usadas e livros inutilizáveis são vendidos à reciclagem, que mantêm a renda da ONG.
A ONG já contribuiu na vida escolar de mais de 8.000 estudantes. Com a doação de mais de 50 toneladas de material escolar utilizado/reformado e evitou o abate de cerca de 1650 árvores ao longo destes 8 anos.
Outras formas de contribuir com a iniciativa podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 98446-2765 com Filipe.