
A Sala Hip Hop de Bento Gonçalves sedia a oficina de Capacitação em Acessibilidade, neste sábado, dia 21 de fevereiro, a partir das 15h. As aulas serão ministradas pela escritora e pedagoga especialista em TEA, Libras e Audiodescrição, Isabel Damian.
O conteúdo traz temas focados em três características primordiais para a inclusão: atitudinal, comunicacional e arquitetônica. A oficina é gratuita e aberta ao público e integra o projeto cultural “As Phynas em Riso Inclusivo”.
Traçando uma linha que parte do conceito até as práticas no cotidiano, a capacitação promove medidas de acolhimento gerando espaços integrativos onde a Arte é o agente transformador para a realidade, incorporando ferramentas para desenvolver a sensibilização e a plena participação na sociedade.
A atividade marca o início de um ciclo que prevê quatro apresentações do espetáculo teatral “As Phynas em Fenabephy” e quatro vivências de palhaçaria feminina, realizadas diretamente em instituições que atendem pessoas com deficiência no município como o CAPS II, ADVBG, ASBG e APAE.
Com foco na palhaçaria feminina, os encontros visam a preparação de artistas, produtores culturais, educadores e demais interessados para atuar de forma mais consciente e qualificada com públicos diversos, especialmente pessoas com deficiência.
“Os jogos teatrais estão sendo criados do zero, específicos, para que as pessoas com deficiência possam desfrutar destes momentos de descontração”, destaca Isabel, que vai acompanhar integralmente todo o projeto.
O projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura e Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Serviço
O que: Capacitação em Acessibilidade
Quando: 21 de fevereiro de 2026
Horário: 15h às 16h
Onde: Sala Hip Hop – Rua João Antoniazzi, 41, bairro Humaitá, Bento Gonçalves.
Inscrições gratuitas: https://shre.ink/5ciC