Caxias do Sul

Número de pessoas em situação de rua cai 52% em Caxias do Sul

No período de janeiro a abril, o número caiu de 741 para 354

(foto: divulgação/fas)
(foto: divulgação/fas)

O número de pessoas em situação de rua em Caxias do Sul caiu de 741 para 354, ou seja, pela metade nos últimos quatro meses, conforme dados da Fundação de Assistência Social (FAS).

De acordo com a presidente da FAS, Marlês Sebben, a redução aconteceu devido a intensificação no atendimento pela rede de assistência social, a busca pelo acolhimento e o encaminhamento ao local de origem. No período de janeiro a abril, 277 pessoas receberam auxílio passagem e 16 estão no aguardo.

Abrigo de Campanha

Com a pandemia do novo Coronavírus, nos Pavilhões foram abrigados 226 pessoas de forma voluntária em função da transmissão do covid-19. No abrigo de campanha, os atendidos receberam avaliação da equipe técnica e alguns foram encaminhados para o acolhimento nas casas de passagens. Atualmente estão nos Pavilhões 67 pessoas.

Com a redução do número de moradores nos Pavilhões, os abrigados serão transferidos para as novas instalações do CAPS Reviver, no bairro Cinquentenário. O prédio passará por reforma para atender esta demanda. A previsão de transferência é de 10 dias. De acordo com o andamento das transferências das pessoas, a estrutura nos pavilhões será desmontada.

Trabalho da FAS

Paralelamente ao serviço prestado nos Pavilhões, o Centro Pop manteve o atendimento nas segundas, quartas e sextas-feiras com fornecimento de café da manhã, banho e roupas limpas para cerca de 40 usuários/dia. “São para aqueles que devido à drogadição preferiram voltar às ruas. Não tínhamos como obrigá-los a ficar nos Pavilhões e não podíamos deixá-los sem assistência”, destaca Marlês. Ainda são oferecidas jantas de segunda a segunda para 100 pessoas em situação de rua feita por grupos na cozinha da UAB. Já as casas de passagem do município abrigam 110 pessoas em situação de rua.