A direção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) apresentou, nesta quinta-feira (12), o projeto da nova ponte da ERS-130, localizada sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. A construção da nova travessia se deve à destruição da antiga estrutura, durante a enchente de maio.
O canteiro de obras foi instalado no final de junho. Um mês depois, começaram as atividades do parque fabril. A estrutura fabricou 24 vigas — cada uma composta por 2,3 toneladas de ferro. No total, são 26 toneladas que compõem as peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo, cuja previsão de confecção é de quatro vigas por semana.
O parque foi instalado em uma área de 500m, em frente à cabeceira sul da ERS-130 – para maior controle de qualidade, otimização e agilidade na construção da ponte.
“A produção das estruturas segue um processo rigoroso, segmentado em etapas específicas. Os funcionários separam, dobram e amarram os vergalhões de aço conforme o projeto executivo. Após, as peças são montadas e levadas para outra estação de trabalho onde é feito o preenchimento em concreto. Após a cura, elas ficam prontas e aptas para serem armazenadas bem próximas ao local da obra”, explica o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.
Nova fase
Paralelamente ao trabalho do parque fabril, a Engedal – empresa licitada pelo governo do Estado – se prepara para dar início aos estaqueamentos que darão sustentação aos sete pilares da nova estrutura. O trabalho está previsto para o dia 20 de setembro.
A execução dessa fase da obra será realizada em dois formatos distintos. Para a construção das fundações localizadas fora do fluxo de água, serão implantadas estacas do tipo cravadas. Já nas estruturas situadas dentro do leito do rio, serão estacas do tipo raiz. Para dar ainda mais agilidade nesse processo, uma segunda empresa foi contratada para executar esse serviço.
A nova estrutura será construída com 172m de extensão. Uma área 51m maior e 5m acima da antiga, além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço reservado à travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiada com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.
Confira um resumo das etapas da obra:
02/05 – Queda da ponte
20/05 – Publicação da licitação
31/05 – Empresa Engedal homologada
03/06 – Assinatura do contrato
05/06 – Assinatura da ordem de início
06/06 – Início do projeto executivo
21/06 – Equipes executam sondagens de solo
16/07 – Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras
14/08 – Conclusão das sondagens de solo
30/08 – Conclusão do parque fabril
06/09 – Início da produção das vigas e peças pré-moldadas
20/09 – Início das fundações