O Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC/RS está em Carlos Barbosa para a Mostra de Ciência do município. De 21 a 23 de agosto, as atividades e exposições ocorrem na Rua Coberta e haverá apresentações no pavilhão Tramontina. A atração tem o apoio do Sicoob.
Durante os três dias da Mostra, serão realizadas exposições do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, projetos de robótica do Senai e do Colégio Santa Rosa, além de outras universidades. No total, a Mostra contará com 155 trabalhos.
O evento visa incentivar a iniciação científica nas escolas do município, divulgando pesquisas realizadas pelos alunos, fomentando a produção e a socialização do conhecimento, além de estimular a imaginação e a curiosidade através da pesquisa.
O Museu
Localizado em Porto Alegre (RS), no Prédio 40 do Campus da PUCRS, junto à Avenida Ipiranga, uma das principais vias da Capital, o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS tem sua origem nos primeiros anos da década de 1960. Desde a sua criação, o MCT é referência internacional e tem como missão gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de acervos e exposições, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura.
É o maior museu de ciências da América Latina e recebe mais de 225 mil visitantes anualmente, que vivenciam uma experiência inigualável de aprendizagem através de mais de 500 atrações interativas, em diferentes áreas de conhecimento.
O Programa Museu Itinerante, que iniciou suas atividades em 2001. Devido à mobilidade, amplia as possibilidades de descentralização e interiorização do conhecimento científico. O Museu Itinerante já recebeu mais de 3 milhões de visitantes, fez mais de 200 deslocamentos em mais de 80 municípios de seis Estados e no Distrito Federal.
Entre as atrações, o giroscópio humano, espelhos côncavo e convexo, anel voador, teste de coordenação motora, circo magnético, impactos das atividades humanas sobre a temperatura da Terra, captura e armazenamento de carbono, duelo das fontes de energia e muito mais.
Programação
Nesta quarta-feira (21), o dia será dedicado à Educação Infantil (pré A e pré B) e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. A abertura e apresentação cultural ocorreram às 8h30 e a visitação, das 9 às 11 horas. Às 14 horas terá apresentação cultural e das 14h30 às 17 horas, visitação. Das 18h às 20h30, visitação e premiação por participação.
Na quinta-feira (22) será a vez dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Das 14h às 17h, e das 18h30 às 20h30, visitação.
Na sexta-feira (23), a participação continua a ser dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, visitação. A partir das 18 horas, encerramento e cerimônia de premiação.
As escolas participantes são: Emeis Arco-Íris, Aurora, Aquarela, Basílio Nazareno Ceratti, Carinha de Anjo, Criança Feliz, Gotinhas de Amor, São Sebastião e Toquinho de Gente; Emef Cardeal Arcoverde, Nossa Senhora Aparecida, Padre Pedro Piccoli, Prefeito José Chies e Salvador Bordini); Emeftis Santa Luzia e Governador Leonel de Moura Brizola; e as escolas estaduais Antônio Adriano Guerra, Carlos Barbosa e Elisa Tramontina.
Os trabalhos serão divididos em seis categorias: Educação Infantil: Pré A e Pré B; Categoria 1: 1º ao 3º ano; Categoria 2: 4º ao 5º ano; Categoria 3: 6º ao 7º ano; Categoria 4: 8º ao 9º ano; Categoria 5: Ensino Médio; Categoria 6: Educação de Jovens e Adultos.